quarta-feira, 15 de junho de 2011

Robusta Mostra de Longas Mercosul



Pompeya marca a estreia solo da atriz e cineasta Tamae Garateguy

Mostra de Longas Mercosul do FAM, principal mostra não competitiva, leva as telas uma seleção robusta de filmes. Três novíssimas produções brasileiras estarão no festival. Toni Venturi volta a abrir o FAM (fez isso em 2005, com o premiado Cabra-Cega), na noite de 24 de junho, com Estamos Juntos, que arrebentou no último CINE-PE – Festival do Audiovisual, no Recife, levando sete Calungas. Riscado, o longa-metragem de estreia de Gustavo Pizzi (autor do celebrado documentário Pretérito Perfeito), e O Céu sobre os Ombros, de Sérgio Borges, ganhador de cinco Candangos no Festival de Brasília em 2010, incluindo melhor filme e direção, fecham com classe a participação brasileira.

Da Argentina vêm representantes de duas gerações de cineastas: Rehen de Ilusiones, do consagrado Eliseo Subiela, 66,e La vieja de atrás, escrito e dirigido por Pablo José Meza, 37 anos, e Pompeya, surpreendente estreia solo da atriz e cineasta Tamae Garateguy, 38 anos.

O representante do Chile é o vencedor do prêmio Goya – a máxima distinção do cinema espanhol - de melhor filme hispano-americano, La Vida de los Peces, de Matías Bize, e ganhador no mês passado do Prêmio Altazor do Chile nas categorias melhor direção, melhor roteiro e melhor ator e atriz.

Do Uruguai vem Réus, de Eduardo Piñero e Alejandro Pi, filme cujo roteiro começou a ser concebido em Florianópolis, na Praia da Joaquina.

A exibição da Mostra de Longas Mercosul ocorre no auditório Garapuvu do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina entre os dias 24 de junho a 1º de julho, às 21h, com entrada gratuita. Como sempre é a mostra mais disputada, então, para garantir um lugar, chegar cedo é necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário