quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pré-FAM mobilizou 3,5 mil pessoas no Estado



Em Catanduvas, as sessões alcançaram um público de 300 pessoas e muitas crianças das escolas públicas aproveitaram as sessões

O Pré-FAM, mostra itinerante que antecedeu o FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul), foi um sucesso. Realizada entre os dias 24 de maio e 1º de junho, mobilizou um público de 3,5 mil em 35 cidades catarinenses. As exibições, um aquecimento ao festival de cinema, ocorreu em 43 pontos em sessões coordenadas pelo FAM, mas organizadas por cineclubes catarinenses e instituições com projetos de difusão audiovisual, parceiras do evento.
Crianças e adultos assistiram às produções, organizadas em programas diurnos e noturnos ao total de quatro, divididos por faixa etária. Todos os filmes da mostra foram premiados no FAM 2010 e despertaram a curiosidade, atentando a reflexões sobre a consciência ambiental, preconceitos, a realidade brasileira e sonhos. Após a sessão, houve debates em quase todos os pontos de exibição.

“Recife Frio”, no programa adulto e “Os Anjos do Meio da Praça”, “Eu queria ser um monstro” e “A Terra a gastar”, na sessão infantojuvenil de classificação livre, foram os mais comentados e preferidos da plateia em todo o Estado.
O Pré-FAM, assim como o FAM, é uma realização da Associação Cultural Panvision, entidade sem fins lucrativos voltada a articulação, curadoria e produção de mostras de cinema e vídeo. A mostra Pré-FAM tem o objetivo de constituir um circuito de exibição no Estado e também descentralizar e democratizar o acesso da população a bens culturais.

A edição 2011 do Pré-FAM ocorreu em Araranguá, Bela Vista do Toldo, Bombinhas, Caçador, Campo Erê, Catanduvas, Chapecó, Criciúma, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Formosa do Sul, Galvão, Garopaba, Gaspar, Irineópolis, Jaraguá do Sul, Jaguaruna, Lages, Laguna, Lontras, Major Vieira, Mafra, Mondai, Palma Sola, Palhoça, Palmitos, Pinhalzinho, Pomerode, Salto Veloso, São Francisco do Sul, São Bernardino, Seara, Saudades, Trombudo Central, Vidal Ramos e Xanxerê.

Um comentário: