terça-feira, 18 de junho de 2013

Venezuela na tela do FAM

Os olhares se voltam para o cinema venezuelano amanhã e quinta na mostra Outros Olhares.  O convite foi feito ano passado quando Marilha Naccari, integrante da coordenação do Florianópolis Audiovisual Mercosul, esteve em Caracas participando do Festival Internacional de Documentários. Foi firmado, a partir de então, acordo com a ANAC - Asociación Nacional de Autores Cinematográficos daquele país para trazer uma mostra para o FAM. “ Durante a Mostra, pude conhecer bem os documentários feitos na Venezuela. Eles têm uma qualidade técnica muito boa e duas coisas me chamaram a atenção: a vontade de contar uma história global, não se restringindo ao seu país; e uma forma de documentar que envolve a narrativa da reportagem com a arte” – explica Marilha.
Os filmes do primeiro dia
Serão cinco filmes nesta quarta. Quatro na mostra às 14h30, no auditório da Reitoria.


D, Rafael Velásquez
Uma caneta-tinteiro dorme nessa mesa até que um trovão a acorda. A animação começa e uma guerra de letras começa. 


El Silbón, David Cabrera
O Coronel Morillo e seu filho transitam na densa noite da chuvosa savana. A torrente os impede de continuar e aguardam em um bar do caminho. Rómulo, um ancião dono do lugar, recebe-os enquanto lembra que o homem parado em sua frente foi quem desgraçou sua vida. Para preparar sua vingança, propõe contar um conto do campo e ganhar tempo. Ao terminar, Rómulo trata de consumar a desforra, mas não consegue. Pablo Morillo e seu filho escapam e situações inesperadas provocarão o retorno de El Silbón.
Aida, Evans Briceño
Uma velha mulher, incapacitada por um acidente, chega ao final do percurso de sua vida. Pedro, quem pacientemente cuidou dela durante anos, está imerso em sua frustação. Aída, uma histórica acerca do sentido da vida além de todo propósito.

Alberto´s, Pedro Mercado
Alberto, um barbeiro de 70 anos de idade, só atende homens em sua humilde barbearia que alguma vez fora exitosa. A carência de clientes e a monotonia com que o Alberto precise renovar o espaço e contratar um cabeleireiro. A loja passa, rapidamente, de barbearia sem sucesso a salão de beleza cheio de mulheres desejosas de serem atendidas pelo novo cabeleireiro. Agora Alberto, deslocado, está com saudades de seu antigo sossego.

O longa também será da Venezuela
La Niña de Maracaibo é mais um filme de Miguel Curiel e traz um pouco de polêmica ao desvendar alguns segredos da etnia Wayuus. No filme Alatriste, um detetive europeu que por circunstâncias de seu passado chega a estas terras, e deve enfrentar o fato de que o Rey Wayuu transgrediu as regras e se apaixonou por uma branca Maracucha, então o universo de certezas que estruturam a vida do detetive se parte em mil pedaços sob a égide de mais jovem filha do rei Wayuu.
Assista o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário