segunda-feira, 17 de junho de 2013

Primeira tarde da Mostra Infantojuvenil


A estreia da Mostra Infantojuvenil na 17ª edição do FAM foi na tarde desta segunda-feira. As escolas básicas municipais Professor Anísio Teixeira, da Costeira, e João Gonçalves Pinheiro, do Rio Tavares, estiverem presentes com mais de 70 crianças.

Os temas são variados: desde sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, até autoconhecimento e desenvolvimento de suas próprias capacidades e habilidades.

Para a professora Silvana Botelho Machado, trazer as crianças para a mostra no FAM é a oportunidade de ter contato com a cultura, com o cinema e assistir a um filme pela primeira vez. “Muitas crianças nunca tiveram dentro de uma sala de cinema, é um momento muito especial para elas”, afirma.

Nayara de Assunção e Margareth Peixoto, professoras da escola João Gonçalves Pinheiro, afirmam que essa experiência também tem o objetivo de ensinar para as crianças o respeito ao próximo, como se comportar fora da escola, num ambiente de cultura.

MARIA CLARA
O curta que mais agradou os pequenos foi “Maria Clara”, de Leonardo Peixoto. Uma produção brasileira que conta a história de uma menina que não tem jeito de criança. Criada pela avó, ela possui uma personalidade muito diferente. O garoto Kauan Silveira Goulart, de 9 anos, gostou bastante do curta. “Muito legal o filme, mostra que temos que ser crianças mesmo”, afirmou. Já Rhaiane Isabelli Rossi Vidal, de 11 anos, curtiu “O Retrato da Lua”, de Diego Lopes e Claudio Bitencourt, que conta a história de Nicolas, um garoto de 5 anos de idade, que perde a sua mãe e numa noite sua tia lhe diz que ela  está no céu e aponta direto para a Lua. Nicolas motivado decide construir um foguete para ir visitar sua mãe.

A Infantojuvenil é uma das quatro mostras competitivas do FAM e segue até quinta-feira (20) com sessões às 9h30 e às 15h, e na sexta-feira (21) haverá apenas uma, às 9h30.

A Companhia Mafagafos é a responsável por abrir as sessões. Em todas eles vão mostrar seu trabalho que mistura teatro e música. Assista o vídeo e veja um pouco da apresentação desta segunda.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário