quarta-feira, 12 de maio de 2010

Terrir e animações hoje no Pré-FAM


O vídeo catarinense Ângelo, o Coveiro (2008, 20'), de Renato Turnes (foto), é um dos filmes da programação fantástica e divertida da segunda sessão do Pré-FAM 2010, hoje, às 20 horas, no Carijó Espaço de Arte, em Canasvieiras. O programa será exibido novamente no sábado, na Escola do Mar, em São José.

Turnes também roteirizou e é o protagonista desta produção da Vinil Filmes, de Florianópolis. O curta foi um dos principais premiados na última edição do FAM: Melhor Vídeo Júri Popular, Prêmios Quanta e Kodak de Melhor Vídeo Catarinense, Melhor Ator categoria vídeo para Renato Turnes.

Ângelo é um coveiro que vive cercado pelas assombrações e ameaças do mundo dos vivos, até conhecer uma bela e misteriosa mulher. A possibilidade do amor verdadeiro pode mudar para sempre o rumo de sua vida. O filme, do gênero “terrir”, é inspirado em personagens como Nosferatu e Caligari, e na linguagem do cinema expressionista, da cinematografia fantástica e da comédia. A produção foi contemplada pelo Prêmio Edital Cinemateca Catarinense, da Fundação Catarinense de Cultura.

A animação carioca Josué e o Pé de Macaxeira (2009, 12'), de Diogo Viegas, o segundo filme do programa, foi o Melhor Filme Infanto-Juvenil na edição passada do FAM, melhor animação brasileira pelo júri popular no Anima Mundi 2009, entre vários outros prêmios. À semelhança da história João e o pé de feijão, Josué troca seu burro por uma macaxeira mágica e vive uma aventura fantástica.

Outra animação é A Ilha (2008, 9’37”), dirigido por Alê Camargo, do Distrito Federal, e realizado por alunos da Ozi Escola de Audiovisual de Brasília. Foi o Melhor Vídeo de Animação do FAM 2009, melhor vídeo do Festival Ibero-Americano de Cinema de Sergipe - Curta-SE 2009 e melhor curta do 2nd Brazilian Film Festival, em Vancouver, Canadá. Conta a história de Edu, que fica ilhado em uma grande metrópole, em meio aos problemas e dificuldades de uma cidade grande, onde coisas simples como atravessar uma rua se tornam um grande desafio.

Maní (2007, 28’), de Nicolas Valentini, encerra a noite. O vídeo argentino de ficção recebeu o prêmio de Melhor Direção de Arte, para Julieta Lopez. Nele, um vendedor de amendoim apaixona-se por uma garota, mas o casal é separado pela avó dela. Um grupo de palhaços tenta ajudar o rapaz em seu re-encontro amoroso. Numa confusão policial, ele é preso, e os palhaços vão unir forças para libertar o rapaz.

Pré-FAM Programa 2
12/05 - quarta – 20 horas

Carijó Espaço de Arte (Rua Antenor Borges, 409, Canasvieiras)
15/05 – sábado – 20 horas
Escola do Mar (Rua Heriberto Hulse, 4858, Serraria, São José)
Entrada gratuita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário