quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cabeça a Prêmio abre o 14º FAM





Baseado no romance homônimo de Marçal Aquino, o filme Cabeça a Prêmio, que marca a estreia do ator Marco Ricca na direção, abrirá a Mostra Longas Mercosul (dia 11 de junho, às 21hs) do FAM 2010.
Cabeça a Prêmio foi realizado com incentivo do pólo cinematográfico de Paulínia e, por conta disso, teve cenas rodadas no local. Mas a ação também se passa nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Sidrolândia e na fronteira com a Bolívia.
Abaixo, o diretor Marco Ricca fala sobre esta sua primeira experiência atrás da câmera:


Pergunta - Quando você leu pela primeira vez o livro do Marçal Aquino,imaginou que ele viesse a se tornar o roteiro do seu primeiro filme como diretor. O que lhe atraiu na história?
Marco Ricca -
Li o livro do Marçal logo que foi publicado. Na época, fiquei encantado com a história e os personagens, mas jamais imaginei que faria desta maravilhosa obra a minha primeira experiência como diretor. Até por que parecia muito difícil de ser adaptado. Mas quando houve a possibilidade de fazer a adaptação, mergulhei no universo da obra e me apaixonei pelos personagens. É um filme de personagens. Filme para ator, e para quem gosta desse tipo de cinema.

Pergunta - Como foi a experiência de passar para trás da câmera? Em que a sua atuação no cinema, como ator, lhe ajudou no trabalho de direção? Qual dos diretores com que você já trabalhou que lhe inspiraram neste trabalho?
Marco Ricca -
Passar para o outro lado eu encaro como uma extensão natural do ofício. O cinema tem exemplos aos montes de atores que passam a dirigir. Fiz muito isso no teatro, e agora chegou a vez do cinema. A minha experiência como ator ajudou, mas melhor seria dizer que a minha experiência de set é que foi fundamental. Ter trabalhado com muitos diretores, de diferentes escolas, foi importantíssimo. Devo muito a todos com quem trabalhei o conhecimento que acumulei.

Pergunta - Sendo ator, foi mais fácil para você entender as necessidades dos atores que trabalharam no filme e conseguir tirar deles a melhor atuação possível? Como foi lidar com os colegas dentro de uma outra perspectiva?
Marco Ricca -
Ser ator ajuda na hora de você indicar caminhos, mas como diretor o importante é ter visão do todo. Não poderia responder se é mais fácil ou mais difícil. Sou ator, tenho formação de ator, então talvez a minha visão seja bastante contaminada. Não poderia ser diferente. Priorizei o trabalho dos atores, o filme dá o tempo e o respiro de cada um dos atores e seus personagens. Convidei grandes amigos, atores que confio, e de enorme talento. Que compraram a briga e vestiram a camisa do filme.

Pergunta - Depois de Cabeça a Prêmio ter cumprido o seu percurso, você já tem algum outro projeto de direção em vista?
Marco Ricca -
Ideia de outros filmes há, mas agora preciso acalmar. Foram quase três anos e ainda tenho a maratona de lançamento. Preciso recuperar fôlego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário