segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Pré-FAM vai começar!


O Cineclube Armação, na Armação, Sul da Ilha, sedia a abertura da mostra itinerante Pré-FAM 2010 nesta terça, 11 de maio, às 20 horas. Quatro curtas-metragens premiados na edição 2009 do FAM compõem o programa 1, que será repetido no domingo, às 16 horas, no Cine Maciço. A entrada é gratuita.

O curta mineiro Os filmes que não fiz (na foto, Ficção, 2008, 16’), de Gilberto Scarpa, abre a sessão. Foi o grande vencedor da Mostra de Curtas Mercosul 35 mm. Levou os prêmios de melhor filme, de direção, roteiro (Cristiano Adub e Gilberto Scarpa) e também o Troféu Vivo e o Prêmio Quanta de Melhor Filme 35 mm. Tem uma carreira premiada em diversos festivais. Nos moldes dos documentários em que diretores de cinema famosos falam de seus filmes, mostra de forma divertida e cínica a filmografia de um realizador completamente desconhecido que tem muitos projetos e roteiros, mas não tem nenhum filme produzido.

O documentário em 35 mm Samba de Quadra (2008, 16’), de Gustavo Mello e Luiz Ferraz, produzido em São Paulo, explora a memória do samba caipira paulista, que sobrevive na cidade de Quadra, interior de São Paulo. Mesmo que não tenha mais a vitalidade do passado, esse estilo musical é renovado na casa de João do Ditão, líder de um dos únicos grupos remanescentes no estado. Gustavo Mello e Luiz Ferraz receberam o prêmio de Melhor Fotografia na última edição do FAM.

O terceiro curta da noite é a ficção chilena em vídeo Vestido (2008, 23’), de Jairo Boisier. No filme, Osvaldo é um quarentão solitário que recebe a visita de Carola, uma entusiástica adolescente, que lhe pede em segredo um vestido para dançar em uma casa noturna. Ele não vê com bons olhos o plano da adolescente e encontra uma boa desculpa para recrutar uma ajudante.

O programa encerra com a ficção peruana Interior Bajo Izquierda (2008, 10’), de Daniel Vega y Diego Vega, Melhor Direção de vídeo no FAM 2009. Um casal solitário de anciãos que vive em Lima acredita que sua existência já não tem sentido. Ela, a velha, está em melhor condições físicas e mentais que ele, o velho, que se limita a seguir os planos de sua mulher.

Programe-se!
Pré-FAM Programa 1
11/05 – terça - 20 horas

Cineclube Armação (Escola Professora Dilma Lúcia dos Santos, Rod. SC 406, 6050, Armação)
16/05 – domingo – 16 horas
Cine Maciço (Auditório da Escola Estadual Lúcia Mayvorne, Monte Serrat, Centro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário