quinta-feira, 27 de maio de 2010

Mostra Longas Mercosul


Oito filmes estão confirmados na Mostra de Longas do 14º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2010, que acontecerá de 11 a 18 de junho no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis. As sessões acontecerão sempre às 21h.

Na noite de abertura, será exibido o longa de estreia do ator Marco Ricca na direção, Cabeça a Prêmio, baseado no romance do escritor Marçal Aquino (também roteirista, autor de O Invasor e O Amor e Outros Objetos Pontiagudos, entre outros livros). Hotel Atlântico, o filme que encerrará o festival, também é uma adaptação de um livro de escritor brasileiro, João Gilberto Noll. O longa de Susana Amaral teve cenas rodadas em Florianópolis. O terceiro filme brasileiro confirmado é de Santa Catarina: Muamba, de Chico Faganello, foi o vencedor do edital da Cinemateca Catarinense em 2007.

Os outros cinco longa-metragens falam espanhol. Três são argentinos: La mosca en la ceniza, de Gabriela David; La invención de la carne, de Santiago Loza; e Mentiras piadosas, de Diego Sabanés. Completam a lista o longa chileno Ilusiones ópticas, de Cristián Jiménez, e o uruguaio Mal dia para pescar, de Álvaro Brechner..

Veja, abaixo, uma breve sinopse dos filmes:


Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca – Brasil, 2009 – 01:44:00

Nem de longe Cabeça a Prêmio parece trabalho de um diretor estreante. O filme é denso, repleto de planos abertos que são usados para dar mais força aos personagens, um triunfo de Ricca. O filme é uma adaptação da obra do escritor Marçal Aquino, que carrega o mesmo nome. Conta a história da família Menezes, liderada pelos irmãos Mirão (Fúlvio Stefanini) e Abílio (Otávio Müller), poderosos fazendeiros do centro-oeste. Os personagens entram em crise quando Eliane (Alice Braga), filha de Mirão, se envolve com o piloto de avião da fazenda, Denis (Daniel Hendler), e eles fogem juntos. A família envia Brito (Eduardo Moscovis) e Albano (Cássio Gabus Mendes) para persegui-los. Essa trama dá início a uma série de desentendimentos que vão desconstruindo os protagonistas.


Hotel Atlântico, de Susana Amaral – Brasil, 2009 - 01:37:00

Baseado no romance de João Gilberto Noll, com Julio Andrade, Mariana Ximenes, João Miguel, Gero Camilo.Um ator desempregado (Julio Andrade) embarca numa viagem sem destino, um voo cego sem instrumentos. Durante a jornada, se depara com situações absurdas, contraditórias e inesperadas, sem relações de causa e efeito. Encontra pessoas bizarras, amores suspeitos e quase a morte. Sempre no fio da navalha, Hotel Atlântico faz da realidade uma farsa e apresenta o absurdo da vida, onde os eventos ocorrem inesperados, muitas vezes sem explicações lógicas. Eles se desdobram fragmentados, desconectados entre si, culminando num final inesperado e instigante


Muamba, de Chico Faganello – Brasil, 2010 - 01:17:33

Vencedor do Prêmio Cinemateca Catarinense 2007, atual Edital Catarinense de Cinema, o longa foi inscrito originalmente no concurso com o título Querido Pai, mas ganhou um novo nome. Muamba narra a história de Lian, um jovem de uma fronteira sul americana em conflito com o pai, um contrabandista disfarçado de criador de insetos. Com roteiro de Chico Faganello e Fábio Brüggemann, o filme tem no elenco Eduardo Hoffmann, Aguinaldo Filho, Fernanda Franceschetto, Cristina Sanchez, Luciano Souza, Raul Ferreira e Sandra Ouriques.


La mosca en la ceniza, de Gabriela David – Argentina, 2010 - 01:38:00

Segundo longa-metragem da diretora de Taxi, un encuentro (2001), que também é autora do roteiro, La mosca en la ceniza conta a história de duas garotas como tantas outras na Argentina, duas amigas que deixam a sua cidade no interior para tentar a sorte em Buenos Aires com a promessa de um bom emprego. Chegando na capital portenha, no entanto, são enganadas e obrigadas a trabalhar em um prostíbulo. O filme-denúncia de Gabriela David conta com excelentes atuações das protagonistas María Laura Cáccamo (a Nancy) e Paloma Contreras (a Pato), a primeira tentando se adaptar à trágica situação e a segundo tentando fugir.


Mal dia para pescar, de Álvaro Brechner – Uruguai, 2009 - 01:45:00

Candidato oficial do Uruguai ao Oscar 2010, com roteiro do diretor a partir de um conto de Juan Carlos Onetti, narra as peripécias e tramoias de um lutador decadente (Jouko Ahola) e seu empresário trapaceiro (Gary Piquer), que viajam por cidadezinhas da América do Sul promovendo desafios com prêmio de mil dólares para quem conseguir ficar no ringue por três minutos com o “campeão”. Até que um dia eles topam com um desafiante com fama de durão (César Troncoso), cuja bela noiva (Antonella Costa) quer torná-lo um vencedor.


La invención de la carne, de Santiago Loza – Argentina, 2009 - 01:20:00

Uma mulher chamada Maria (Umbra Colombo) trabalha emprestando seu corpo para a prática de estudantes de medicina. Um dos jovens, Mateo (Diego Benedeto), apaixona-se e fica obcecado por ela. O relacionamento impossível entre María e Mateo é uma viagem sem destino certo. Eles transitam entre espaços grandes e habitados, mas ninguém parece notá-los. É como uma área próxima dos sonhos. A atmosfera é marcada por uma religiosidade sem Deus, mas é no limite do comportamento humano que eles descobrem a possibilidade de redenção de suas próprias condições.


Mentiras piadosas, de Diego Sabanés – Argentina, 2008 - 01:40:00

Uma livre adaptação do conto A Saúde dos Doentes, de Julio Cortázar, contendo elementos de outras narrativas do autor argentino, como Casa Tomada, o que é facilmente observado no final. Um jovem músico chamado Pablo (Walter Quiróz) viaja a Paria, no final dos anos 1950, a princípio por três meses, e, passado esse tempo, não dá sinais de vida. Seus irmãos Jorge (Claudio Tolcachir) e Nora (Paula Rosemberg) começam a inventar cartas cheias de boas notícias, supostamente escritas pelo pródigo violinista, para a sua mãe (Marilú Marini), cuja saúde está debilitada. Essas mentiras piedosas de que fala o título do flme acabam por envolver o restante da família e também a noiva do rapaz.


Ilusiones ópticas, de Cristián Jiménez – Chile, 2009 - 01:35:00

Comédia levada a sério, o longa do chileno Jiménez inicia-se com uma paisagem fora de foco e termina com o atento enquadramento mútuo de dois personagens que aprendem a importância de olhar em detalhe o que têm à frente de seus próprios narizes. Filme sobre o mecanismo da visão, tanto humana quanto cinematográfica, fala do ato de ver entendido como fenômeno físico (óptico) e ao mesmo tempo como espaço para a mentira e a ilusão. Apresenta performances por Valentina Vargas, Gregory Cohen, Eduardo Paxeco, Álvaro Rudolphy, Ivan Alvarez de Araya e Lattus Paola


Nenhum comentário:

Postar um comentário