sexta-feira, 14 de maio de 2010

Hoje tem Brasil e Argentina no Pré-FAM


Nesta sexta, o Pré-FAM 2010 exibe seu quarto programa, no Cinearth, centro de Florianópolis, às 20 horas, incluindo o melhor vídeo em diversas categorias de 2009, o argentino Túneles en el rio, e a animação brasileira Dossiê Rê Bordosa. Este programa pode ser visto novamente na terça, na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche.

O primeiro filme é a ficção carioca em 35 mm A distração de Ivan (2008, 15’), de Cavi Borges e Gustavo Melo, prêmio de Melhor Montagem para Fernanda Teixeira no FAM 2009. Ivan é um menino de 11 anos que vive com a avó no subúrbio do Rio de Janeiro. O filme explora o amadurecimento do garoto em meio ao seu cotidiano de brincadeiras e brigas com os amigos.

Celina Fuks foi a melhor atriz na categoria Curtas Mercosul 35 mm por sua atuação na ficção argentina Un vaso de soda (2008, 10’15”), de Adriana Yurcovich, o segundo curta da noite. Celina interpreta uma senhora que vive sozinha em um apartamento deteriorado em Buenos Aires. Um adolescente furta uma carteira e para escapar da polícia refugia-se na casa da senhora. Durante as horas em que permanece ali, a relação dos dois se modifica, a partir de um copo de refrigerante.

Outra ficção argentina, Túneles en el rio (2008, 20’), roteiro e direção de Igor Galuk, foi premiado como Melhor Vídeo, Melhor Ficção, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora no FAM passado. Baseado no fato do desaparecimento de centenas de pessoas no Rio de la Plata a cada verão, é a história de João e seus dois filhos, que vão pescar com redes na costa da região de Punta Piedras. Com a subida da maré e os poços que existem no rio, a vida deles corre perigo.

Dossiê Rê Bordosa (foto, 2008, 16’, 35mm) de César Cabral, de São Paulo, 16’, encerra o programa. Uma das personagens mais famosas do cartunista Angeli, Rê Bordosa, é assassinada por seu próprio criador. A animação stop motion, melhor filme de animação no FAM 2009 e melhor filme do 16º AnimaMundi, entre vários outros prêmios recebidos, investiga as razões pelas quais Angeli cometeu o crime. As vozes da animação são de Greice Gianoukas, Laet Sarrumor e Paulo César Peréio.

11 a 18 de maio
Programa 4
14/05 – sexta – 20 horas

(Rua Saldanha Marinho, 196, Centro)
18/05 - terça – 20 horas
Teatro Jabuti (Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, 2939, Campeche)

Nenhum comentário:

Postar um comentário