domingo, 7 de junho de 2009

Luiz Carlos Lacerda: Obra e vida no FAM

Nesta segunda-feira, na Mostra Extra-FAM, às 15h30, será exibido Diário de Aquário, de Luiz Carlos Lacerda. O documentário retrata a conturbada passagem do famoso grupo norte-americano Living Theater pelo Brasil, ainda pouco explorada pela história, mas de grande importância, já que a visita ocorreu na época da ditadura militar e o grupo anarquista foi expulso do país.

No mesmo dia, às 18 horas, na Feira Audiovisual, tem lançamento do livro "Prazer e Cinema – Luiz Carlos Lacerda", do amigo e também cineasta Alfredo Sternheim, que conta a vida do diretor cujo primeiro filme foi o curta Odóia-67, sobre a festa de Iemanjá, rodado em 16mm, em 1967.

Outra obra importante dirigida por ele é o longa-metragem Mãos Vazias, drama baseado em romance de Lúcio Cardoso, que tem Leila Diniz e José Kleber entre os protagonistas.
Em O Princípio do Prazer, de 1979, com Odete Lara no elenco, Lacerda também se destaca na direção. O filme é baseado em um drama escrito por ele próprio e por Raymundo Higino. Já For All - O Trampolim da Vitória, de 1997, comédia dramática inspirada na presença dos militares norte-americanos em Natal, durante a Segunda Guerra, foi agraciado com o Kikito de Ouro de melhor filme no Festival de Gramado de 1997.

Luiz Carlos Lacerda lecionou na Escola Internacional de Cinema, em Cuba, e na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Trabalhou na área de publicidade e na TV Globo, onde foi o primeiro produtor executivo de novelas e instituiu a decupagem nos roteiros. Viveu o movimento hippie e a contracultura nos anos 1970, convivendo com personagens conhecidos da época.

Confira a programação completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário