quinta-feira, 11 de junho de 2009

Filme uruguaio na sessão de longa

A diretora Beatriz Flores, do filme uruguaio Polvo Nuestro que Estás en los Cielos, com o Auditório Garapuvu lotado, apresentou seu filme, que acompanha uma época crucial da história do Uruguai - entre os anos 60 e 70 -, por meio da personagem Masángeles.

A diretora explicou que através de 10 personagens o tema de obrigação moral do indivíduo de compreender inteiramente sua época e seu papel nela e a impotência para resolver os problemas do contexto. Todos são culpados, todos são responsáveis. Todos se comportam como se não o fossem. Todos estão, no fundo, desesperados.”

No longa, após a morte inesperada de sua mãe, a personagem Masángeles, 7 anos, vai viver na casa de seu pai, um político influente de quem é filha ilegítima. Na casa irá conviver com dez personagens neuróticos e egocêntricos, sempre ajustando contas com o passado, em situações absurdas e cômicas. Co-produção do Uruguai, Bélgica, Chile, Cuba e Suíça, com 126´, o filme retrata de forma fiel a oligarquia do país, habituada a dividir o poder entre algumas poucas famílias.

O filme inicia em 1966 e vai até 1973, ano em que aconteceu o golpe de estado no Uruguai, período de enfrentamento dos guerrilheiros tupamaros com os militares, cada vez mais poderosos. Os personagens são mostrados com posições políticas diferentes, nesse momento tão conturbado da história sul-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário