segunda-feira, 8 de junho de 2009

Um vilarejo brasileiro à mercê austríaca em Uma semana em Parajuru

Uma Semana em Parajuru, documentário de José Huerta, que o FAM exibe hoje, às 14h30, no Centro Sócio-Econômico, relata as transformações ocorridas numa aldeia de pescadores no Nordeste brasileiro. Como tantas outras vilas e lugares turísticos no Nordeste, sofre mudança após investimentos estrangeiros. O filme já foi exibido na televisão francesa.

Em Parajuru, uma rica austríaca, Giselle (conhecida como Gisi), investe comprando terrenos, construindo casas e hotéis de luxo. Funda uma escola para crianças e organiza cursos de alemão e inglês. Jovens nativos têm a oportunidade de realizar estágio na Áustria e há casamentos entre brasileiros e austríacos. Mas uma parte da população se questiona sobre essas mudanças, como o presidente da associação de pescadores, Chico Mariano, que teme os efeitos do desenvolvimento econômico sobre a população local, como o uso de drogas e o turismo sexual. Ele se atribui a missão de defender o que julga serem os interesses da comunidade.

O documentário se propõe mostrar as transformações do local, que como tantos outros lugares turísticos do Brasil, tem a população dividida entre o desejo de melhorias econômicas e a preservação do modo de vida.

Parajuru é uma aldeia de pescadores, localizada no litoral cearense, a 120 km de Fortaleza e 42km da sede do município, Beberibe. Destaca-se pelas praias paradisíacas, onde são praticados o kite e o windsurf, além de ser um lugar para se apreciar a lagosta e pescados locais. Durante a maré baixa formam-se piscinas naturais, é também local de argila medicinal. A orla é contornada por um coqueiral, tornando a praia o típico cenário tropical, que tanto atrai estrangeiros. O município também recebeu insumos financeiros da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca, do governo federal.

José Huerta realizou outros documentários como Bagé: por uma verdadeira reforma agrária (2005).

Por Alita Diana/ jornalista da Agecom/UFSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário