quarta-feira, 19 de junho de 2013

O primeiro filme de Vinícius

Texto e fotos por: Marlon Aseff


Às vésperas de completar três anos de idade, Vinícius Takenaka Silva conheceu o cinema. Veio na Mostra Infantojuvenil do FAM pelas mãos da avó, a professora aposentada Albertina Dutra Silva. Ficou empolgado com o filme do caranguejo e até bateu palmas no final, mas o que o marcou mesmo foi a cena em que uma casca de banana é encontrada  dentro de um peixe, denunciando a poluição dos mares. “O lixo tava dentro do peixe”, diz Vinícius, com a carinha de reprovação de quem começa a entender dos problemas do mundo. “Para trazê-lo ao cinema eu disse que iríamos procurar um gatinho que estava no muro lá de casa e fugiu, e não é que o gatinho apareceu mesmo em um filme que passou hoje? Ele adorou encontrar o bichinho aqui”, conta a avó.

Assim como Vinícius, centenas de outros pequenos espectadores começam a gostar de arte e pensar o mundo a partir das mostras do FAM, que apresentam filmes relacionados à infância não só do Brasil, mas de países de toda a América Latina. “É incrível como eles pensam a maneira como o filme foi realizado, que tipo de programa de computador foi usado, e se envolvem completamente”,  conta a professora Regiane Aparecida Gonzalez, que trouxe para o FAM  uma turma de 20 alunos, de 11 a 15 anos, da Escola Municipal José do Valle Pereira, no bairro João Paulo.


Para as professoras de artes visuais, Juliete Schneider, Lisley Teixeira, Débora Gaspar e Patrícia Martins, do Colégio de Aplicação, a Mostra Infantojuvenil  amplia significativamente o repertório de educação para as crianças. “É um evento que dá condições de acesso a cultura e inclui outras linguagens , o que é muito importante”, diz Débora Gaspar. Para as educadoras, a Mostra ainda possui o mérito de criar público para diversas artes correlatas ao cinema, como teatro e artes plásticas, além de proporcionar outras inúmeras percepções. “A turma da quarta série já espera todos os anos a hora de vir ao cinema”, assegura a professora Lisley.  O hábito de trazer os pequenos ao cinema infantil do FAM, todos os anos,  já consolidou um novo público interessado em arte. “É muito legal poder encontrar vários ex-alunos do colégio nas projeções da Mostra Adulta”,  diz Patrícia Martins, com o indisfarçável orgulho de quem participou da formação intelectual dos novos cinéfilos.

Programação:
As sessões acontecem no auditório Garapuvu em dois horários: 9h30 e 15h. Elas são gratuitas e abertas ao público. Se você é professor e quer agendar a vinda de uma turma entre em contato no telefone: 9902-3378. Ou pelo e-mail projetoscinematograficos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário