quarta-feira, 5 de junho de 2013

FAM 2013 PRESTA HOMENAGENS ESPECIAIS



O 17º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2013 fará este ano duas homenagens: à Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD Nacional), que completa 40 anos de história; e à Zita Carvalhosa, criadora  do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum.

A ABD Nacional é uma das entidades de maior importância política a reunir realizadores cinematográficos, especialmente documentaristas, mas também é aberta a curta-metragistas. Foi fundada em 1973, durante a segunda Jornada de Cinema da Bahia, em Salvador, e logo após sediada no Rio de Janeiro. Mais tarde foram criadas unidades regionais (em Santa Catarina em 1986, junto à Cinemateca Catarinense), e em 1993, durante o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, foi criada a ABD Nacional como uma nova entidade, reunindo as unidades regionais. Seu presidente atual, Jaime Lerner, do Rio Grande do Sul, estará na homenagem.

Zita Carvalhosa será homenageada pelo papel desempenhado no apoio ao curta-metragem. É fundadora e diretora do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo, que terá sua 24ª edição em agosto. No âmbito do festival, onde ocorreu a criação da ABD, também foram realizadas assembleias da ABD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário