terça-feira, 8 de junho de 2010

texto sobre tela II












Gustavo Beck, Leonardo Luiz Ferreira | Rio de Janeiro | 01:01:00 | Documentário

Sinopse: Um vídeo de entrevista com a diretora belga Chantal Akerman, em que ela reflete a respeito da vida, do cinema e de sua obra.

Evaldo Mocarzel | São Paulo | 01:11:00 | Documentário

Sinopse: "Quebradeiras" é um documentário etno-poético que focaliza as tradições seculares, as estratégias de sobrevivência e a rica cultura das quebradeiras de coco de babaçu da região do Bico do Papagaio, onde os estados do Maranhão, Tocantins e Pará se encontram.


Chantal Akerman, de cá e Quebradeiras, embora a princípio obras completamente diferentes, possuem um ponto em comum: são dois filmes sobre o encontro com o outro. No caso do primeiro, com a própria realizadora belga. No segundo, com as quebradeiras de coco de babaçu da região do Bico do Papagaio. Como em muitos documentários, trata-se da busca de um realizador para entender aquele outro que o fascina. No caso destes filmes, entretanto, não se trata de um mero encontro registrado, mas a construção da imagem desse encontro busca em si mesma dizer algo sobre o retratado. Em Chantal Akerman, de cá, temos no enquadramento rígido e fixo a emulação da própria linguagem da realizadora retrata, enquanto em Quebradeiras o trabalho com a fotografia e, principalmente, o som, buscou levar ao espectador a sensação que se tem ao se viver aquele cotidiano cíclico e ritmado.

Em termos de produção, os filmes se aproximam por se tratarem de produções completamente independentes, o primeiro feito sem orçamento algum, o segundo com um orçamento de curta-metragem. Precisou-se com isso buscar alternativas criativas para se driblar a falta de recursos mas creio que, em ambos, isso se deu sem prejudicar o resultado final. Pelo contrário, essas escolhas acabaram por se firmar como a grande força desses documentários.

Leonardo Mecchi
produtor de "Chantal Akerman, de cá" e "Quebradeiras"

"Chantal Akerman, de cá"
Quando: 14 de junho, às 14h
Onde: Centro de Cultura e Eventos - UFSC

"Quebradeiras" (exibição em 35mm)
Quando: 18 de junho, às 17h
Onde: Centro de Cultura e Eventos - UFSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário