quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mostra Paralela de Música

Quarteto de Clarinetes Nó na Madeira/ Divulgação

Desde 2006, o público que assiste às exibições da noite do Florianópolis Audiovisual Mercosul pode apreciar uma programação musical de qualidade, selecionada pela coordenadora do Programa Nacional de Bandas de Música da Funarte em Santa Catarina, Neiva Ortega.

Para a edição deste ano do FAM, Neiva escolheu duas bandas tradicionais e outros seis grupos musicais, cujo repertório vai do choro à bossa nova, do jazz ao samba. As apresentações diárias acontecem das 18hs às 19hs, de 11 a 18 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, onde acontece o 14º FAM.

“No início, a mostra paralela de música foi criada para oferecer uma atração ao público que ficava nas filas aguardando a entrada das apresentações da noite. Hoje ela está inserida neste grande encontro cultural que se transformou o FAM, e é uma oportunidade de mostrar o trabalho destas corporações tradicionais que fazem um trabalho de inclusão social muito importante, oferecendo às crianças o aprendizado da música e de um instrumento”, diz Neiva, sobre atuação de duas bandas centenárias que estarão se apresentando no FAM 2010, como a Sociedade Musical e Recreativa Lapa, do Ribeirão da Ilha, de Florianópolis, e a Jazz Band Elite, do município de Corupá, no Norte do Estado.

A mostra paralela de música começa na sexta-feira, dia 11, com a apresentação do Quarteto de Clarinetes Nó na Madeira, formado pelos músicos Odair Altamiro, Ricardo Napoleão, Daniel Rodrigues e Adriano Miranda.

No sábado, dia 12, é a vez da Banda da Lapa, do Ribeirão da Ilha, com 132 anos de história, que mantém uma escola de formação musical aberta gratuitamente ao público e é composta por 40 instrumentistas, todos voluntários.

A Banda Compasso Aberto, dirigida pela compositora Silvia Beraldo, autora de temas que fizeram parte da trilha sonora dos filmes Cruz e Sousa – Poeta do Desterro, de Sylvio Back, e Doce de Coco, de Penna Filho, se apresenta no domingo.

Na segunda-feira, quem ocupa o espaço da música no FAM é o grupo de choro Olho D’Água, formado há dois anos, cujo repertório faz uma releitura de obras consagradas dos mestres do gênero, além de composições próprias.

A MPB e a música erudita com arranjos feitos especialmente para a formação de violão, violino e contrabaixo acústico é a marca do Chico Peixoto Trio, que se apresenta na terça-feira, dia 15 de junho, que além do músico que dá nome ao grupo conta com Marcelo Mello e Mateus Costa.

Na quarta-feira, o show é do Trio do Engenho, formado por três integrantes do Grupo Engenho, sucesso no Sul do Brasil na década de 80. Alisson Motta (violões e voz), Chico Thives (bateria e boz) e Marcelo Muniz (violões, teclado, orocongo e voz) fazem uma releitura dos clássicos de sua antiga banda e novas composições que valorizam as raízes culturais catarinenses.

Fundada em 1901, a Jazz Band Elite de Corupá, que toca na quinta-feira, dia 17, mantém a tradição musical das “jazz bands” nos municípios de colonização alemã no interior de Santa Catarina ensinando música a 130 alunos.

A mostra paralela de música encerra na sexta-feira com o duo Bendita Companhia, formado pela cantora Tatiana Cobbett e pelo violonista Marcoliva, cujo segundo disco combina as referências rítmicas da dupla com os diversos sotaques brasileiros.



Programação (das 18hs às 19hs):
Dia 11 – Quarteto de Clarinetes Nó na Madeira
Dia 12 – Banda da Lapa do Ribeirão da Ilha
Dia 13 – Banda Compasso Aberto
Dia 14 – Grupo Olho D’Água
Dia 15 – Chico Peixoto Trio
Dia 16 – Trio do Engenho
Dia 17 – Jazz Band Elite de Corupá
Dia 18 – Bendita Companhia

Nenhum comentário:

Postar um comentário