quarta-feira, 9 de junho de 2010

O Ébrio



O ébrio

Gilda de Abreu | Rio de Janeiro | 02:00:00 | Ficção

Sinopse: Um médico de prestígio e bem posto na vida se perde por amor de uma mulher - a própria esposa -, que o trai com outro homem e o abandona.


Curiosidades

- A diretora Gilda de Abreu era esposa de Vicente Celestino.

- Em 1946 o Jornal do Brasil noticiou: "Uma multidão de fãs foi aos cinemas para a estréia de O Ébrio, filme de Gilda de Abreu, protagonizado por seu marido, Vicente Celestino, que conta a história de um homem abandonado pela mulher que busca consolo nas garrafas. Grande parte do sucesso do filme pode ser explicada pela música homônima, gravada por Celestino em 1937."

- Foi um dos filmes mais populares do Brasil, ficando duas décadas em cartaz e tambem o filme brasileiro do qual mais cópias se tiraram. À época do lançamento deu um banho de bilheteria em Farrapo Humano, de Billy Wilder e como protagonista Ray Milland, filme que gerava constantes comparações por tratar do mesmo tema.

- Estima-se que, somente nos seus primeiros quatro anos, foi visto por 4 milhões de espectadores em um país que acabara de chegar a 50 milhões de habitantes.

- Em 2002 o filme foi exibido em Paris, no Festival do Cinema Brasileiro, que lotou o L’Arlequin, na Rive Gauche. Na volta a única cópia do recém-restaurado, do clássico do Cinema Brasileiro, foi retida na Alfândega do Rio, no Departamento de Importação (GDIMP), apesar de toda a documentação de exportação estar correta.


Quando: 12 de junho
Onde: Centro de Cultura e Eventos - UFSC

Um comentário:

  1. O Ébrio é um dos grandes clássicos do Cinema Brasileiro. Bela postagem. =]

    ResponderExcluir