sábado, 5 de junho de 2010

Chico Faganello fala sobre a estreia de Muamba


Segundo longa-metragem do diretor catarinense Chico Faganello, Muamba vai fazer a sua estreia no Brasil no FAM 2010. Vencedor do Prêmio Edital Cinemateca de Santa Catarina em 2007, o filme foi exibido pela primeira vez no Festival Cine Las Americas, em Austin, no Texas, no final de abril passado.

A exibição no Florianópolis Audiovisual Mercosul acontecerá no sábado, dia 12 de junho, às 21h, na segunda noite do festival. Dizendo-se contente e tranquilo diante da expectativa de estrear diante do público catarinense, Faganello afirma que os espectadores vão identificar uma espécie de código genético no filme.
"A cultura local, a música do Sul, as pessoas e os seus sotaques, tudo isso está no filme. Espero que o público veja além de uma cobrança banal de resultados", diz o diretor sobre o longa que inicialmente iria se chamar Querido Pai e cujo roteiro, escrito por Faganello e Fábio Brüggemann, foi sofrendo alterações à medida que o projeto evoluía.
"Mas os temas aos quais o filme se propunha não mudaram. Eu queria falar sobre uma certa relação entre pai e filho, com suas ambiguidades, seus vazios, sua solidão", afirma Chico.
Para concluir o longa-metragem dentro do que o prêmio disponibilizava (em torno de 400 mil dólares), Faganello diz que adequou roteiro, equipe e planejamento à lógica do mercado.
"Tomei o cuidado de concluir o filme com esse valor. É possível se você estiver decidido a fazê-lo", afirma o diretor.
Faganello diz que elaborou uma estratégia de distribuição que prevê a presença do filme em todas as janelas possíveis num período que vai de sua estreia até daqui a um ano. E essas janelas, para Chico, são o cinema, a tevê, a tevê a cabo, DVD, Blu-ray, video on demand e, também, a internet.
"Faço isso desde o meu primeiro filme, Voo solitário, de 1990, que foi distribuído maciçamente em VHS", diz Chico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário