quarta-feira, 2 de junho de 2010

Coleção com panorama do audiovisual brasileiro é lançada no FAM


Nos eventos paralelos do FAM2010 haverá também o lançamento de publicações do setor audiovisual. A pesquisadora Alessandra Meleiro, coordenadora do Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA), lança no dia 14, às 18 horas, no hall do Centro de Cultura e Eventos, três livros da coleção Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira, organizada por ela, que apresentam um panorama detalhado sobre o mercado, a economia e as políticas públicas voltadas para o setor. Na mesma tarde, às 15 horas, Alessandra é uma das convidadas do terceiro painel do Fórum Audiovisual Mercosul, sobre Indústria Audiovisual e Economia.

Os títulos Cinema e Políticas de Estado: da Embrafilme a Ancine, Cinema e Economia Política (vol. II) e Cinema e Mercado reúnem artigos de gestores, profissionais do mercado e outros pesquisadores. A coleção foi realizada pelo Instituto Iniciativa Cultural e Escrituras Editora, em parceria com a Cinnamon Comunicação. Estão programados lançamentos também em outros festivais e cada título será vendido a R$ 25,00.

No volume I, Cinema e Políticas de Estado: da Embrafilme a Ancine, a autora Melina Marson resgata a história do cinema brasileiro desde o fim da estatal Embrafilme, no início dos anos 1990, passando pela criação da Lei Rouanet e da Lei do Audiovisual, a euforia do período da Retomada até chegar ao momento da repolitização e a participação da televisão no cinema, em 2002, culminando com a criação da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Em Cinema e Economia Política diversos autores analisam as especificidades econômicas da indústria. O diplomata Marco Farani trata da política externa de promoção do cinema nacional em festivais internacionais e também em eventos específicos para filmes brasileiros. Edna dos Santos-Duisenberg aponta os desafios da economia criativa e Alessandro Teixeira detalha o papel da Apex-Brasil nesse contexto.

Outros temas desse volume são os novos modelos de regulação para o cinema e a televisão, trabalhados por César Bolaño e Anna Carolina Manso; a economia das indústrias audiovisuais, por Valério Cruz Brittos e Andres Kalikoske; o desenvolvimento de blockbusters brasileiros, em artigo de Fábio Sá Earp e Rodrigo Guimarães e Souza; a ética e o direito no cinema, por Marcos Bitelli; e um estudo de caso de Isaura Botelho sobre as práticas audiovisuais em São Paulo.

Por fim, Cinema e Mercado retrata o tripé produção, distribuição e exibição. Arthur Autran escreve sobre o pensamento industrial brasileiro, João Paulo Rodrigues Matta faz um apanhado sobre a ineficácia da distribuição, e Luiz Gonzaga de Luca traz números e especificidades do parque exibidor.

Antonio Leal e Tetê Mattos falam sobre o crescimento dos festivais nacionais, Sabrina Nudeliman e Daniela Pfeiffer discutem as novas mídias para o cinema, João Carlos Massarolo e Marcus Vinícius Alvarenga seguem na linha dos novos arranjos da economia digital, e Randal Johnson mostra o desempenho dos filmes brasileiros nos Estados Unidos.

A coleção é uma iniciativa pioneira no Brasil, resultante da Premiação do Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 2009.

A organizadora - Alessandra Meleiro - é doutora em Cinema e Políticas Culturais pela ECA/USP e pós-doutora pela University of London (Media and Film Studies). Pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), coordena o Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (www.cenacine.com.br). É também presidente do Instituto Iniciativa Cultural, professora do Curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, e editora das publicações especializadas Journal of African Cinemas e Intellect Publishers, do Reino Unido.

É autora do livro O Novo Cinema Iraniano: uma opção pela intervenção social e organizadora das coleções Cinema no mundo: indústria, política e mercado, em cinco volumes, e Indústria Cinematográfica Brasileira, com três volumes.

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