sexta-feira, 11 de junho de 2010

Texto sobre Tela IV












Tamboro
Sergio Bernardes | Rio de Janeiro | 01:40:00 | Documentário

Sinopse: Tamboro aborda as principais questões sociais e ambientais do Brasil. O desmatamento da floresta amazônica, a luta pelas terras no campo, a favelização e a criminalidade nos grandes centros urbanos são projetados formando um panorama quase muralista de nossa civilização. O filme percorre todo o Brasil, revelando imagens surpreendentes.



Tamboro, que na língua do povo ingaricó quer dizer para todos sem exceção, foi um filme realizado ao longo de 15 anos. Foram milhares de quilómetros rodados por nosso país, seja de avião, lombo de mula, canoa, helicóptero.

Durante todo este percurso, nenhum esparadrapo foi utilizado!!! Todos saímos ilesos desta aventura maravilhosa, apesar de vivermos momentos tensos como o cabo de alta tensão que o helicóptero partiu nos Aparados da Serra, a tensão de termos filmado no Complexo do Alemão cenas reais poucas semanas antes do assassinato de Tim Lopes, quando subimos o Monte Roraima uma semana depois de um grave acidente com helicóptero que ocorreu por lá ou as cenas da maior apreensão de mogno já realizada pelo IBAMA... Enfim, filmamos várias cenas tensas que revelaram atrocidades e deslumbramentos que acontecem em nosso país.

Mas o que importa é que finalizamos esta obra, inédita, uma declaração de amor ao nosso país que seu diretor, Sergio Bernardes, terminou pouco antes de nos deixar. Eu, como produtora e companheira de Sergio, me orgulho muito de poder mostrá-lo para vocês, este Brasil tão bestial e belo.

Rosa Bernardes
produtora de "Tamboro"

Quando: 13 de junho, às 14h
Onde: Auditório da Reitoria - UFSC

Um comentário:

  1. TAMBORO é dedicado a todos os brasileiros. A colcha de retalhos que é nosso Brasil, com todas as crenças e raças, mostrando suas belezas e criando uma nova consciência, para esse futuro que vivemos agora. Tive o prazer de participar como fotógrafo e operador de steadicam desta bela obra, regida pelo saudoso patriota Sérgio Bernardes e o maestro Guilherme Vaz.

    ResponderExcluir