quinta-feira, 9 de maio de 2013

FILME CATARINENSE “RENDAS NO AR” VAI ABRIR O FAM


Um prestígio para a produção local. Um prestígio para o Edital Catarinense de Cinema. É assim que o coordenador geral do Florianópolis Audiovisual Mercosul, Antonio Celso dos Santos, define a escolha de “Rendas no Ar” para a abertura do FAM 2013, na noite do dia 14/6, na UFSC. Será a pré-estreia do filme catarinense da diretora Sandra Alves, vencedora do Edital Catarinense de Cinema de 2009 e que, finalmente, chega à tela grande.
Trata-se do quarto longa-metragem confirmado para o FAM deste ano. Os outros três longas já garantidos na mostra são o uruguaio “Tanta Água”, das estreantes Ana Guevara e Leticia Jorge, e os brasileiros “Cores”, dirigido por Francisco Garcia, e “Nove Crônicas para um Coração aos Berros”, do diretor Gustavo Galvão.
Festival e fórum consagrado como um dos acontecimentos audiovisuais mais importantes do Sul do Brasil, o FAM celebra este ano a sua 17ª edição, com  o patrocínio do FunCultural/Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte/Governo do Estado de Santa Catarina e Petrobras/Governo Federal, apoio da Universidade Federal de Santa Catarina e Fundação Franklin Cascaes/Prefeitura Municipal de Florianópolis e realização da Associação Cultural Panvision.

ORGULHO
“Estou muito orgulhosa de fazer a primeira aparição pública, a pré-estreia, de ‘Rendas no Ar’ na noite de abertura do FAM, uma mostra que vi nascer lá no final dos anos 90”, revela a documentarista, diretora de outro filme – o curta L’amar – que percorreu vários festivais nos últimos 10 anos narrando o drama de duas mulheres em uma prancha de windsurf à deriva em alto mar.
Produzido pela Vagaluzes Filmes, de Florianópolis, “Rendas no Ar” fala de outra época. Estamos no final do Século XIX, na antiga Desterro. O filme trata da necessidade de liberdade inerente ao ser humano, em oposição a uma situação de clausura. A personagem principal, Ana, cuja personalidade é marcadamente irreverente e indomável, se depara com a opressão causada pelo confinamento a que é submetida por um homem, que passa a ser seu tutor após a morte súbita de seus pais. Herdeira de vultoso patrimônio, ela é interditada e depauperada de seus direitos, em função de sua condição de jovem mulher rica, órfã e supostamente louca. Ana vive a sanidade através de sua poesia. Palavras e ações poéticas são laços que a unem à lucidez e ao seu universo interior são.
A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos, foi escolhida como locação para todo o filme. Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tombado em 1938, administrado pelo Projeto Fortalezas/UFSC, apoiador do filme, a ilha foi ocupada pela equipe de trabalho durante sete semanas de trabalho, cerca de 12 horas por dia.

SAIBA MAIS SOBRE “RENDAS NO AR”
·         http://vagaluzesfilmes.wordpress.com/category/longa-rendas-no-ar/

SAIBA MAIS SOBRE O FAM 2013
·         http://www.audiovisualmercosul.blogspot.com.br/
·         http://www.facebook.com/audiovisualmercosul


Nenhum comentário:

Postar um comentário