domingo, 8 de maio de 2011

Pré-FAM terá 45 pontos de exibição no Estado


"Karai Norte", o curta mais premiado no festival do ano passado, está na programação do Pré-FAM

O Pré-FAM, mostra itinerante que antecede o FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul), ocorrerá este ano de 24 de maio a 1º de junho e abrangerá no Estado 45 pontos de exibição de filmes, todos cineclubes catarinenses parceiros do evento e instituições com projetos de difusão audiovisual. Como é regra, a mostra é composta com os filmes premiados na edição anterior do festival de cinema.

Nesta edição, haverá quatro programas diferenciados, todos gratuitos, com curtas-metragens juvenis e adultos do Brasil e de países do Mercosul. Entre as produções estão o paraguaio “Karai Norte” – o curta mais premiado do FAM 2010 – “Recife Frio” (melhor direção), o documentário “7 Voltas” (melhor documentário e edição), as animações “Terra a Gastar” (melhor filme na Mostra Infanto-Juvenil), “Prodígio” (melhor vídeo, melhor vídeo ficção, melhor ator), Teresa (melhor roteiro), entre outros. De Santa Catarina, está na grade “Beijos de Arame Farpado” (melhor montagem e melhor direção de arte).

O programa diurno tem duração de 60 minutos e os programas noturnos de até 90 minutos, com até cinco filmes cada. Estão previstas de duas a três sessões por ponto ao longo desses nove dias de Pré-FAM. Até o momento, já estão confirmadas sessões em Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Bombinhas, Laguna, Caçador e Palmitos.

Circuito de exibição alternativo

O Pré-FAM, assim como o FAM, é uma realização da Associação Cultural Panvision, entidade sem fins lucrativos voltada a articulação, curadoria e produção de mostras de cinema e vídeo. A mostra Pré-FAM tem o objetivo de constituir um circuito de exibição no Estado e também descentralizar e democratizar o acesso da população a bens culturais. O FAM chega este ano a 15ª edição e tem palco entre os dias 24 de junho e 1º de julho, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis.

Um comentário: