domingo, 22 de maio de 2011

Pré-FAM estreia na Capital no projeto Baiacu de Alguém


Mostra de curtas que antecede o FAM ocorre de 24 de maio 1º de junho em 34 pontos de exibição no Estado



A estreia em Florianópolis do Pré-FAM será já na terça-feira, dia 24 de maio, na Associação Cultural Baiacu de Alguém, em Santo Antônio de Lisboa. O programa inaugura com uma sessão infantojuvenil às 15 horas.
Lúdica e didática, a mostra tem classificação livre e reúne cinco curtas. A animação “A Terra a gastar”, com um longo currículo de exibições no Brasil e no mundo, é uma preciosidade na reflexão do consumo excessivo e da pouca consciência ambiental dos homens. Ao mesmo tempo divertida, faz uma paródia musical da cantiga popular “A Velha a Fiar”.

A animação na técnica stop-motion “Eu queria ser um monstro” fala sobre o cotidiano de uma criança com bronquite e presta uma bela homenagem aos laços familiares. A ficção “Direita é a mão que você escreve” conta a aventura de uma menina, que, esquecida pelo pai na saída da aula de balé, tentar ir sozinha para casa, enfrentando os obstáculos de um espaço estranho ao seu mundo e aprendendo a identificar os perigos e o que realmente ajudá-la a chegar em casa.

O poético “Os Anjos do Meio da Praça”, mostra um anjo que, após ser ferido em batalha, cai desacordado em um pequeno vilarejo e logo é aprisionado pelos moradores. Uma metáfora sobre o medo do desconhecido e sonhos esquecidos.
Por fim, o documentário “7 Voltas” entrelaça sete crônicas numa espiral narrativa e poética sobre o lugar onde o sinuoso rio Tamanduateí, hoje região central de São Paulo, descrevia sete voltas.

Lançamento oficial será às 19h

Às 19h, no lançamento oficial do Pré-FAM, a programação é indicada a jovens a partir de 16 anos e inclui quatro curtas-metragens. “Teresa”, melhor roteiro no FAM 2011 e com dois Kikitos em Gramado, mostra a partir da jovem que sonha em casar, as angústias em relação aos amores não correspondidos.
“O nome do gato”, melhor atriz para Camila dos Anjos na Mostra de Curtas Mercosul do FAM, conta a história de Bruna, uma jovem que decide morar sozinha num apartamento e começa a vivenciar situações estranhas quando descobre que pode ver e até controlar o passado através do olho mágico de sua porta.
O chileno “Miércoles 8/Martes 7”, também prêmio de melhor atriz, mas na Mostra de Vídeos do Mercosul, enfoca mãe e filha, que vencem dois dias complicados em meio às eleições presidenciais.
Por fim, o gaúcho “Um animal menor”, prêmio de melhor fotografia, mostra a angustiante escalada de Paula, que acorda certo dia em um poço, que se torna ainda mais fundo quando à borda aparece José, um menino de 10 anos e obstáculo a sua liberdade.


Serviço:
O quê: Pré-FAM 2011
Quando: 24/5, 15h, 19h (lançamento oficial)
Onde: Associação Cultural Baiacu de Alguém, rua Padre Lourenço R. de Andrade, 650, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, tel. 3204-8341
Quanto: Gratuito (15h - classificação livre, 19h - indicação 16 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário