quinta-feira, 14 de maio de 2009

França, Peru, Portugal e cinema latino nas mostras especiais

O FAM 2009 será mais diverso do que nunca. Serão nada menos que quatro mostras especiais não competitivas de outros países, o maior número de todas as 12 edições anteriores, somando quase 100 produções. Os convidados estreantes no FAM são França, Peru, e a mostra latina de curtas La Cinta Corta. Portugal terá uma mostra só sua pela terceira vez.

Pela primeira vez, neste que é o Ano da França no Brasil, a Mostra Francesa apresenta parte do acervo disponibilizado pela Cine France. São quatro documentários de longa-metragem, sete curtas da coleção "Viagens em Curtas", do Festival de Clermont-Ferrand de 2006 e duas mostras de animação produzidas em 2008: “Decididamente Animados – Ah! Amor...”, composta de 12 curtas sobre o amor, e “Decididamente Animados - Do curta ao longa”, com outros sete títulos.

A Mostra Peruana apresenta 14 curtas-metragens de ficção, documentário e animação vindos da Mostra Internacional de Cortometrajes de Cusco, a Fenaco. O cinema peruano também estará presente na mostra principal de longas, na de vídeos e no Extra-FAM.

A Mostra La Cinta Corta, organizada por uma produtora de mesmo nome que realiza festivais e exibições itinerantes na América Latina, será composta de 18 curtas-metragens da Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Bolívia, e uma co-produção México, Estados Unidos e Equador.

Portugal renova a parceria com o FAM e volta após cinco anos. Desta vez, a Mostra Portuguesa terá sete longas de ficção premiados e 28 curtas-metragens.

É arrumar tempo e fazer a difícil escolha do que assistir entre tanta coisa boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário