quinta-feira, 13 de maio de 2010

Terceira sessão do Pré-FAM com ficções e documentários


O Pré-FAM2010 muda-se hoje para o Centro de Artes da Udesc, às 20 horas, no terceiro dia de exibições itinerantes em cineclubes e escolas, com entrada livre. Os dois melhores documentários do FAM passado (35 mm e vídeo), e duas ficções compõem o programa.

A ficção uruguaia em 35 mm Los Señalados de Dios (foto, 2008, 30’), de Juma Fodde, abre a programação. Sérgio Gorfain foi premiado como melhor ator no FAM 2009 por seu papel como protagonista no filme, que é uma adaptação dos contos “À deriva” e “A galinha degolada”, do escritor Horácio Quiroga. Ao ser picado por uma víbora, um homem navega em busca de ajuda, levado pela correnteza de um rio, até ser resgatado por uma família marcada pela desgraça.

Melhor documentário 35 mm no FAM passado, Phedra (2009, 13’), de Cláudia Priscilla-SP, tem como tema a vida e as memórias da atriz transexual cubana Phedra D’Córdoba, que veio para São Paulo em 1957, antes da revolução em Cuba, e faz parte da Cia. de Teatro Os Satyros.

A ficção em 35 mm Quarto de espera (2009, 12’30”), de Bruno Carboni e Davi Pretto, produzido em Porto Alegre, levou no FAM o prêmio de melhor direção de arte, para Richard Tavares e foi menção honrosa no Prêmio Revelação do 20º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. No curta um jovem usando uma máscara de gás transita em uma cidade vazia e cinzenta.

Marea (2009, 11’), de Ximena Gonzalez, da Argentina, foi premiado como melhor documentário em vídeo e melhor edição. Documenta a vida em um barco pesqueiro parado en alto-mar, onde o que predomina é o ritmo alienante do trabalho, a persistência e a monotonia.

Esta programação será repetida no dia 17, no Cineclube Ieda Beck.

Agenda
13/05 – quinta – 20 horas

CEART/UDESC Santa Mônica (Rua Madre Benvenutta, 1907)
17/05 – segunda – 16 horas
Cineclube Ieda Beck (Casa do Grupo Armação, Praça XV de Novembro, 344, Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário