sexta-feira, 1 de julho de 2011

FAM 2011 chega ao fim com exibição de "O Céu Sobre os Ombros" e premiação dos melhores desta edição

 Depois de uma intensa semana de filmes, debates, workshops e encontros, chega ao fim nesta sexta-feira mais uma edição, a décima-quinta, do FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul. O filme de encerramento será "O Céu Sobre os Ombros", de Sérgio Borges.



THE SKY ABOVE - Trailler 2 from Sérgio Borges on Vimeo.




O filme mineiro foi o grande vencedor do Festival de Brasília, levando cinco candangos, incluindo o de melhor filme e direção, além de ter sido selecionado para o prestigioso Festival de Roterdã, na Holanda. A produção se insere na corrente das obras que ignoram as fronteiras entre ficção e documentário e tem forte apelo do cinema experimental. São três personagens reais que interpretam suas próprias histórias.


A transexual Everlyn Barbin divide a rotina de profissional de sexo com a vida acadêmica, fez mestrado sobre os diários de um hermafrodita do século 19 e é professora de cursos de sexualidade. Murari Krishna integra a torcida Galoucura, do Atlético Mineiro, cozinha, anda de skate, trabalha com telemarketing e é do movimento Hare Krishna. Lwei Bakongo é africano, descendentes de portugueses, e vive às custas da mulher e da mãe, sob o a aura de um escritor marginal, que já escreveu vários livros, mas não concluiu nenhum.


Os três não se conhecem, têm histórias singulares, mas seus desejos e seus medos se cruzam e se interpenetram, costurando uma narrativa de perguntas e respostas, de posicionamentos distintos e afins, onde há dualidade permanece, o que é real, o que é ficção.


Antes disso, às 18h, será exibido ainda o documentário "Soldados a Caminho do Puteiro, de Hermes Leal, um resgate da memória da Guerrilha do Araguaia relatada por ex-guerrilheiros e moradores de uma cidadezinha que viveu os dramas da guerra sem saber ao certo o que estava acontecendo.





Por fim, às 20h, serão anunciados os premiados desta 15a edição do FAM, que concorrem a um total de R$ 80 mil em serviços e equipamentos para novas produções.




Sobre as mostras- Itapema e DOC-FAM

 SESSÃO ITAPEMA FM

A sessão ITAPEMA tem trazido todos os dias os melhores curtas metragens do Mercosul. Melhores porque já não bastasse a seleção do comitê de especialistas convidados pelo FAM, a sessão que ocorre às 12:30 no Auditório da Reitoria da UFSC exibe os dois curtas mais votados pelo público. Ou seja, além da preferência do júri, há a preferência do público. E cinema é a arte do público, pois é feita para ele. Clichês deixados de lado, não há destaques na mostra porque todos que estão ali já são destaques. Até agora foram exibidos os curtas Profana Via Sacra, Tempestade, Dona Coroquinha, Jardim Beleléu, Calle Última, O Plantador de Quiabos, Arbol, Janela Molhada, A Noite como Testemunha, Tuya, a Casa das Horas e Zé[s].


DOC FAM

A sessão DOC FAM segue trazendo os melhores documentários para os catarinenses. Dia 28 pode ser assistido o criativo No Lixo do Canal 4, de Yanko del Pino, que conta com fragmentos de reportagens que são revividas por personagens e protagonistas quarenta anos depois, além de contar com comerciais de televisão da época. Enfim, filme obrigatório para qualquer estudante de comunicação. Logo em seguida foi exibido o belíssimo Nélida Piñon – Mapa dos Afetos, de Julio Lellis, que trata da história da renomada escritora, com depoimentos da mesma e de figuras ilustres como a cantora Maria Bethania, o escritor Mario Vargas Llosa e citações da atriz Fernanda Montenegro.


Já no dia 29, foi à tela do Auditório da Reitoria da UFSC os documentários Copa Vidigal e Noel Rosa - Poeta da Vila e do Povo. O primeiro trata da exemplar história do professor Cypa, que entra a guerra de traficantes consegue fazer favelas deixarem de lado a rixa pelo amor ao futebol. Já o segundo trata do sambista e popular poeta Noel Rosa – o filme foi realizado originalmente como seriado televisivo e depois transformado para as grandes telas – e é recheado de depoimentos de músicos e especialistas.

No dia 30 foram exibidos os documentários Do Outro Lado, uma espécie de continuação do Abaixando a Camera, em que mostra como o fotojornalismo pode ser realizado a favor das comunidades carentes – também imperdível para estudantes de comunicação. Em seguida, foi exibido o Carne Osso, filme que retrata a situação de condições precárias dos trabalhadores de frigorífico. Vale a pena lembrar que amanhã ocorrem as últimas sessões, às 14 e 16 horas, com os filmes Mundialito e Revolucíon. Corre que ainda dá tempo de assistir!

Nesta tarde, docFAM traz aventura e futebol para o cinema

 Revolucion, no Doc-FAM, às 14h, no Auditório da Reitoria



1880, Buenos Aires. Ema uma pensão perdida, um jornalista entrevista um dos últimos homens vivos que cruzaram os Andes junto a San Manrtín. Manuel esteban de Corvalán tinha então 15 anos, e por saber ler e escrever foi um de seus secretários. Seu relato nos permitirá adentrar em uma das maiores façanhas da história militar universal, a travessia dos Andes por um exército de 5.200 homens, e na intimidade de seu líder e condutor, um dos maiores homens que a revolução já originou. José Francisco de San Martín. O revolucionário, o republicano, o homem da razão, o maçom. O da péssima saúde de ferro. O gênio militar que comparam com Aníbal, com Naopleão. O estrategista político. O Grande Capitão.

Fórum Nóis no nó: O não ator e os limites do real no cinema, às 15h, na sala Aroeira

Neste debate serão discutidos a participação do não ator no cinema e o próprio limite do audiovisual, com a participação do cineasta Zeca Pires, que lançou recentemente o longa Antropóloga; Brígina Miranda, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Carmen Fossari, diretora de teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Evelyn Barbin, Lwei Bakongo e Murari Krishna, do filme que será exibido hoje a noite, o Céu sobre os Ombros.



Mundialito no Doc-FAM, às 16h, no Auditório da Reitoria





O filme Mundialito, dirigido por Sebastian Bednarik, trata da década de 80, quando a ditadura militar uruguaia organizou um plebiscito constitucional para se perpetuar no poder e se tornar legalmente respeitada, mas seu objetivo não foi alcançado. Ao mesmo tempo, a Associação de Futebol do Uruguai, apoiada e aprovada pelo governo e pela FIFA, organizou um mini campeonato mundial que nunca tinha sido visto antes. O time uruguaio Nacional foi o ganhador da taça. Coincidência ou causalidade? Após 30 anos, através de entrevistas e imagens reveladoras, "Mundialito" oportuniza a reflexão acerca das razões para a realização desses dois eventos históricos.

Nesta Manhã, o FAM convida para a mesa redonda "a Vida do Curta"

Mostra Infantojuvenil, às 09:30h, no Auditório do Centro de Cultura e Eventos



Apresentação de curtas para os jovens do ensino fundamental, aberto às escolas públicas e particulares da região.


A "Vida do Curta", mesa redonda será realizada às 10:30h, na Sala Aroeira

 O encontro visa discutir o atual cenário de difusão do curta-metragem no Mercosul e buscar alternativas para que essa produção encontre novos canais de distribuição e exibição. A "Vida do Curta" será aberta para todos os interessados, e estarão presentes os diretores e produtores dos curtas exibidos no FAM.


Sessão Itapema FM, às 12:30, no Auditório da Reitoria

Hoje serão exibidos os curtas mais votados da Mostra de Curtas Mercosul exibidos na quinta-feira, a Casa das Horas, de Heraldo Cavalcanti; e Zé[s] de Piu Gomes.
Zé[s]

Zé, Teatro, Oficina. Zé Celso Martinez Corrêa, diretor do Teatro Oficina Uzyna Uzona, São Paulo. Zé Perdiz, mecânico de Brasília cuja oficina se transforma em teatro. Vidas paralelas. Encontro cinematográfico

A Casa das Horas