sexta-feira, 1 de julho de 2011

Nesta tarde, docFAM traz aventura e futebol para o cinema

 Revolucion, no Doc-FAM, às 14h, no Auditório da Reitoria



1880, Buenos Aires. Ema uma pensão perdida, um jornalista entrevista um dos últimos homens vivos que cruzaram os Andes junto a San Manrtín. Manuel esteban de Corvalán tinha então 15 anos, e por saber ler e escrever foi um de seus secretários. Seu relato nos permitirá adentrar em uma das maiores façanhas da história militar universal, a travessia dos Andes por um exército de 5.200 homens, e na intimidade de seu líder e condutor, um dos maiores homens que a revolução já originou. José Francisco de San Martín. O revolucionário, o republicano, o homem da razão, o maçom. O da péssima saúde de ferro. O gênio militar que comparam com Aníbal, com Naopleão. O estrategista político. O Grande Capitão.

Fórum Nóis no nó: O não ator e os limites do real no cinema, às 15h, na sala Aroeira

Neste debate serão discutidos a participação do não ator no cinema e o próprio limite do audiovisual, com a participação do cineasta Zeca Pires, que lançou recentemente o longa Antropóloga; Brígina Miranda, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Carmen Fossari, diretora de teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Evelyn Barbin, Lwei Bakongo e Murari Krishna, do filme que será exibido hoje a noite, o Céu sobre os Ombros.



Mundialito no Doc-FAM, às 16h, no Auditório da Reitoria





O filme Mundialito, dirigido por Sebastian Bednarik, trata da década de 80, quando a ditadura militar uruguaia organizou um plebiscito constitucional para se perpetuar no poder e se tornar legalmente respeitada, mas seu objetivo não foi alcançado. Ao mesmo tempo, a Associação de Futebol do Uruguai, apoiada e aprovada pelo governo e pela FIFA, organizou um mini campeonato mundial que nunca tinha sido visto antes. O time uruguaio Nacional foi o ganhador da taça. Coincidência ou causalidade? Após 30 anos, através de entrevistas e imagens reveladoras, "Mundialito" oportuniza a reflexão acerca das razões para a realização desses dois eventos históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário