sexta-feira, 1 de julho de 2011

FAM 2011 chega ao fim com exibição de "O Céu Sobre os Ombros" e premiação dos melhores desta edição

 Depois de uma intensa semana de filmes, debates, workshops e encontros, chega ao fim nesta sexta-feira mais uma edição, a décima-quinta, do FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul. O filme de encerramento será "O Céu Sobre os Ombros", de Sérgio Borges.



THE SKY ABOVE - Trailler 2 from Sérgio Borges on Vimeo.




O filme mineiro foi o grande vencedor do Festival de Brasília, levando cinco candangos, incluindo o de melhor filme e direção, além de ter sido selecionado para o prestigioso Festival de Roterdã, na Holanda. A produção se insere na corrente das obras que ignoram as fronteiras entre ficção e documentário e tem forte apelo do cinema experimental. São três personagens reais que interpretam suas próprias histórias.


A transexual Everlyn Barbin divide a rotina de profissional de sexo com a vida acadêmica, fez mestrado sobre os diários de um hermafrodita do século 19 e é professora de cursos de sexualidade. Murari Krishna integra a torcida Galoucura, do Atlético Mineiro, cozinha, anda de skate, trabalha com telemarketing e é do movimento Hare Krishna. Lwei Bakongo é africano, descendentes de portugueses, e vive às custas da mulher e da mãe, sob o a aura de um escritor marginal, que já escreveu vários livros, mas não concluiu nenhum.


Os três não se conhecem, têm histórias singulares, mas seus desejos e seus medos se cruzam e se interpenetram, costurando uma narrativa de perguntas e respostas, de posicionamentos distintos e afins, onde há dualidade permanece, o que é real, o que é ficção.


Antes disso, às 18h, será exibido ainda o documentário "Soldados a Caminho do Puteiro, de Hermes Leal, um resgate da memória da Guerrilha do Araguaia relatada por ex-guerrilheiros e moradores de uma cidadezinha que viveu os dramas da guerra sem saber ao certo o que estava acontecendo.





Por fim, às 20h, serão anunciados os premiados desta 15a edição do FAM, que concorrem a um total de R$ 80 mil em serviços e equipamentos para novas produções.




Um comentário:

  1. Olá prezados,
    Gostaria de saber sobre o prêmio do jury oficial para o melhor documentario da mostra DOC-FAM de Florianopolis Audiovisual Mercosul "Confissões" do diretor argentino Gualberto ferrari. Este filme foi realizado em co-produção com a Fundação Joaquim Nabuco e eu gostaria de fazer uma nota a respeito.

    Grata,
    Érica Colaço

    ResponderExcluir