quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sobre as mostras - DOC FAM e Outro Olhares

Outros Olhares
A mostra Outros Olhares que este ano realizou parceria com o cinema italiano, e teve curadoria de Rodrigo Diaz e Massimo Forleo, da associação organizadora do Festival de Cine Latino Americano de Trieste, foi um sucesso. 

As sessões foram exibidas nos dias 25 e 26, cinco curtas a cada dia, e todos de alguma forma abordavam temáticas polêmicas de forma sutil e engraçada – característica típica das produções italianas. Esse maneirismo pode ser visto ainda mais claramente nos filmes destaques da mostra, como Io Parlo!, de Marco Gianfreda, L’amore non esiste, de Massimiliano Camaiti e Provaci Ancora, de Rosario Capozzolo.
 
Io Parlo! aborda uma amizade improvável entre um  garoto e seu futuro ex-cunhado, L`amoré non esiste mostra a felicidade de um azarado no amor e Provaci Ancora alia a comédia ao suicídio. O som das risadas do público, que compareceu em peso na maioria das exibições, foi costumeiro. E nos mostrou como o formato “felinesco” italiano consegue renovar-se depois de tanto tempo mantendo a qualidade nas suas produções.

   

Mostra DOC FAM

A mostra DOC FAM que teve início no dia 25 e se estenderá até último dia do festival está trazendo documentários latino‐americanos de alta qualidade. Por enquanto 4 produções foram exibidas e ainda serão mais 8, que continuam prometendo provocar emoções no público. O início foi com o longa Sobre Futebol e Barreiras, uma co-produção entre Israel e Brasil que mostra de forma reflexiva o conflito entre israelenses e palestinos em plena Copa Mundial. 

No dia 26 foi exibido o media metragem Silêncio das Inocentes, que trata da violência contra a mulher e mostra como se processa a Lei Maria da Penha no Brasil. E no dia 27 foram exibidos as produções Perdão Mister Fiel e Confesiones, ambos tratando da temática ditadura, e claro, suas conseqüências. O primeiro se concentra no Brasil e no caso do operário assassinado Fiel. Já o segundo é uma co‐produção entre Argentina e França e aborda a relação amorosa improvável entre um ex‐carcereiro e sua prisioneira.

Enfim, muita polêmica e reflexões virão por aí. Vale a pena lembrar que a maioria dos documentários exibidos conta com a presença dos diretores que estão sempre abertos a debates e que a mostra é competitiva e os ganhadores terão serviços de correção de cor, conformação, estabilização e conversão de arquivos oferecidos pela Quanta Estúdios, além é claro, do Troféu Panvision.

Nenhum comentário:

Postar um comentário