Um dos grandes sucessos do festival, na formação de novos públicos, a tradicional Mostra Competitiva Infanto-Juvenil do FAM 2009 vai exibir 15 produções concorrentes e duas convidadas, principalmente de animação, para um público ainda mais animado. As escolas da Grande Florianópolis interessadas em trazer turmas de alunos para participar de uma sessão devem agendar os horários com a coordenação da mostras. Se necessário, o FAM poderá disponibilizar transporte para as escolas públicas. Os agendamentos podem ser feitos com Carol, pelo telefone 3222-2776, ou e-mail infantojuvenil.fam@gmail.com.
domingo, 31 de maio de 2009
sábado, 30 de maio de 2009
La Buena Vida é o representante chileno na Mostra de Longas
De Andrés Wood, La Buena Vida, de 2008, é o convidado da Mostra de Longas no domingo, dia 7. Esta múltipla co-produção Chile, Argentina, Espanha, França e Reino Unido adentra na vida de quatro personagens que se cruzam no trânsito de Santiago, entre eles uma psicóloga que tenta reconstruir sua família e a filha dela. Acesse o site oficial do filme aqui.
Wood já é bem conhecido no FAM. Dirigiu Machuca, filme de 2004, grande sucesso de público, que traz a visão de três crianças sobre o golpe militar chileno.
Festival itinerante de filmes latinos é novidade na programação
Fruto de uma relevante iniciativa de levar o cinema para locais onde não se tem acesso à sétima arte, a Mostra La Cinta Corta apresenta pela primeira vez no Brasil, obras selecionadas do festival itinerante de mesmo nome, que já passou por países como Bolívia, Peru e Equador - uma experiência que ajuda a difundir obras do cinema latino-americano para novos públicos com exibições em locais alternativos.
Com sua proposta de fomentar a integração cultural através do audiovisual, o FAM está sempre em busca de parcerias, como esta, que estimulam o intercâmbio e derrubam as barreiras que separam países vizinhos. Conheça mais sobre o projeto La Cinta Corta.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Definidos os locais de exibição das mostras
O Campus Universitário respira cinema a partir do dia 05. A maratona de quase 200 filmes do FAM 2009 vai movimentar diversos espaços dentro da UFSC.
Além do palco principal no auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos, com capacidade para 1.400 espectadores, que abriga as mostras de Longas, Curtas, Vídeos, Infanto-Juvenil e algumas exibições especiais, as obras audiovisuais do Mercosul e países convidados marcam presença nos auditórios da Reitoria, Cento de Comunicação e Expressão (CCE), Centro Tecnológico (CTC), Centro Sócio-Econômico (CSE) e Departamento Artístico e Cultural (DAC) - todos com capacidade média de 100 lugares.
No Centro de Cultura e Eventos também acontecem os encontros do Fórum Audiovisual Mercosul, além de eventos paralelos como o encontro LATC (Latin American Training Center) e o lançamentos de livros relacionados ao mercado audiovisual.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Pra Ninguém Ficar de Fora
A nova casa do FAM no Centro de Cultura e Eventos da UFSC garante mais espaço para os amantes do cinema. O Auditório Garapuvu, que recebe as concorridas mostras noturnas de Curtas (19 horas) e Longas (21 horas) - além da Mostra de Vídeos -, conta com cerca de 1.400 poltronas, para garantir a entrada e o conforto do público cativo que sempre prestigia o festival - são quase 400 lugares a mais do que o auditório do Centro Integrado de Cultura (foto), palco das edições anteriores. Lembrando que todas as mostras tem entrada gratuita.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Mostra de Vídeos é mais concorrida
Com o maior número de concorrentes, 236, a seleção dos 39 filmes a fazer parte da Mostra de Vídeos deu mais trabalho para o júri. São produções do Brasil, Peru, Argentina e Chile. Seis participantes são catarinenses e oito peruanos. Entre as animações, A Ilha, de Alê Camargo, na foto.
Lista completa:
Dia M, de Paulo Leierer, São Paulo – SP, Ficção
Frágeis Afetos, de Angélica Coutinho, Rio de Janeiro – RJ, Ficção
Ângelo, O Coveiro, de Renato Turnes, Florianópolis – SC, Ficção
A ilha, de Ale Camargo, Brasília – DF, Animação
Gigante, de Éder Yukio, São Paulo – SP, Ficção
Simplesmente, Hilda, de Ricardo Dias Picchi, Paulínia – SP, Documentário
Que les vaya bien, de Renato Cabral, Uberlândia – MG, Documentário
Tempo Líquido, de Felipe Barros, São Paulo – SP, Experimental
14 Noites, de Christian Abes, Florianópolis – SC, Ficção
A Casa dos Mortos, de Debora Diniz, Brasília – DF, Documentário
A Mão do Macaco, de Jefferson Bittencourt, Florianópolis – SC, Ficção
Túneles en el Río, de Igor Galuk, Berisso - BA – Argentina, Ficção
Da Janela, de Giovana Zimermann, Florianópolis – SC, Ficção
Um lugar para beijar, de Neide Duarte, São Paulo – SP, Documentário
O Ciclo da Luz, de Marcelo Domingues, Votorantim – SP, Ficção
Donos da Rua, de Fábio Baldo, São Paulo – SP, Documentário
Cattum, de Paulo Miranda, Goiânia – GO, Animação
Pulsar, de Mirieli Costa, Carazinho – RS, Experimental
Ruínas da loucura, de Mirela Kruel e Karine Emerich, Porto Alegre – RS, Documentário
Um artilheiro no meu coração, de Lucas Fitipaldi, Jaboatão dos Guararapes – PE, Documentário
Isca, de Yannet Briggiler, Florianópolis – SC, Animação
G, de Loli Menezes, Florianópolis – SC, Experimental
Vías paralelas, de Juan Díaz Leigh, Chiclayo, Peru, Documentário
Interior Bajo Izquierda, deDaniel Vega y Diego Vega, Lima - Peru, Ficção
Sueños de America, de Danny Céspedes Vargas, Lima – Peru, Ficção
Chayñas, Tradición, Música y Devoción, de Ángel Romero Pacheco, Cusco - Peru, Documentário
El Rey del Desierto se Está Muriendo, de Delia Ackerman, Lima – Peru, Documentário
Maravillosamente Distintos, Mauricio Esparza y Luís Ángel, Lima - Peru, Animação
Mamí, de Jonatan Relayze Chiang Lima – Peru, Documentário
Ceda el Paso, de María Gracia Bisso Céspedes – Peru, Animação
Antes do Galo, de Rogério Barros, Rio de Janeiro – RJ, Ficção
Vestido, de Jairo Boiser – Chile, Ficção
María o el fracasso, de Gustavo Galuppo - Argentina, Ficção
Signos, de José E. Nasello - Argentina, Animação
La culpa, de Martín Murúa - Argentina, Ficção
Marea, de Ximena Gonzalez, Argentina - Documentário
La campera azul, de Francisco Zini - Argentina, Ficção
Mani, de Nicolas Valentini, Argentina, Ficção, 28’
Con este amor, de Diego M. Rolle - Argentina, Animação
Selecionados Extra-FAM
Entre 40 inscritos, 23 filmes foram selecionados para a Mostra Extra-FAM, entre eles Dub Echoes, de Bruno Natal (foto), sobre o dub, a música jamaicana que influenciou o rap e a música eletrônica. Segue a lista dos escolhidos:
O Fabuloso Destino de Anísio Piu Piu, de Bruno Lima, Viçosa – MG, Documentário
De Corpo Inteiro Entrevistas, de Nicole Algranti, Teresópolis – RJ, Documentário
Chico Mendes - Cartas da Floresta, de Dulce Queiroz, Brasília – DF, Documentário
1958 - O ano em que o mundo descobriu o Brasil, José Carlos Asberg, Rio de Janeiro – RJ, Documentário
Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski, RJ, Documentário
Maciço, de Pedro MC, SC, Documentário
Loki - Arnaldo Baptista, de Paulo Henrique Fontenelle, RJ, Documentário
Los Uruguayos, de Mariana Viñoles, Uruguai, Documentário
Raimunda, a quebradeira, de Marcelo Silva, TO, Documentário
Inal Mama, sagrada y profana, de Eduardo López Zavala, Bolívia, Documentário
Dub Echoes, de Bruno Natal, Documentário
O sal da terra, de Elói Pires Ferreira, Ficção
Martín Fierro, de Liliana Romero e Norman Ruiz, Argentina/Espanha, Animação
O Fabuloso Destino de Anísio Piu Piu, de Bruno Lima, Viçosa – MG, Documentário
De Corpo Inteiro Entrevistas, de Nicole Algranti, Teresópolis – RJ, Documentário
Chico Mendes - Cartas da Floresta, de Dulce Queiroz, Brasília – DF, Documentário
1958 - O ano em que o mundo descobriu o Brasil, José Carlos Asberg, Rio de Janeiro – RJ, Documentário
Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski, RJ, Documentário
Maciço, de Pedro MC, SC, Documentário
Loki - Arnaldo Baptista, de Paulo Henrique Fontenelle, RJ, Documentário
Los Uruguayos, de Mariana Viñoles, Uruguai, Documentário
Raimunda, a quebradeira, de Marcelo Silva, TO, Documentário
Inal Mama, sagrada y profana, de Eduardo López Zavala, Bolívia, Documentário
Dub Echoes, de Bruno Natal, Documentário
O sal da terra, de Elói Pires Ferreira, Ficção
Martín Fierro, de Liliana Romero e Norman Ruiz, Argentina/Espanha, Animação
Diário de Aquário, de Luiz Carlos Lacerda, RJ, Documentário
Farinhada, de Ademir Damasco, SC, Documentário
Uma Tarrafa para Cascaes, de Francis Silvy, SC, Documentário
Uma Semana em Parajuru, de José Huerta, Documentário
A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele, Ficção
Sem Palavras, de Kátia Klock, SC, Documentário
lschigualasto, valle de la luna, Documentário
lschigualasto, valle de la luna, Documentário
La tierra sin su gente, de María Soledad Segura, Argentina, Documentário
Todas las estrellas, Javier Boiago, Argentina, Ficção
O Terrorista, de César Meneghetti, SP, Documentário, 30´
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Se Nada Mais Der Certo é outro brasileiro confirmado entre os longas
Se Nada Mais Der Certo, de José Eduardo Belmonte, é outro filme brasileiro confirmado da Mostra de Longas do Mercosul, no dia 10. Recém-eleito como melhor filme do 11º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, levou também os prêmios de melhor atriz (Caroline Abras) e melhor ator (João Miguel). A trama é guiada por Leo, interpretado por Cauã Reymond, um jornalista freelancer que acaba se envolvendo num golpe, para sobreviver e manter uma família heterodoxa e problemática.
Caroline Abras é Marcin, uma personagem andrógina. Sua atuação também lhe rendeu o prêmio de melhor atriz do Festival do Rio de 2008, onde o filme foi o grande vencedor. João Miguel é Wilson, um taxista com problemas mentais. O elenco tem ainda Luiza Mariani e Leandra Leal.
Este quarto longa-metragem de Belmonte (Suberrâneos, A Concepção, Meu Mundo em Perigo) se passa durante a eleição presidencial de 2006. Leia uma crítica e veja algumas cenas aqui.
Caroline Abras é Marcin, uma personagem andrógina. Sua atuação também lhe rendeu o prêmio de melhor atriz do Festival do Rio de 2008, onde o filme foi o grande vencedor. João Miguel é Wilson, um taxista com problemas mentais. O elenco tem ainda Luiza Mariani e Leandra Leal.
Este quarto longa-metragem de Belmonte (Suberrâneos, A Concepção, Meu Mundo em Perigo) se passa durante a eleição presidencial de 2006. Leia uma crítica e veja algumas cenas aqui.
domingo, 24 de maio de 2009
Selecionadas 14 produções na Mostra Infanto-Juvenil
As animações dominam entre as 14 produções selecionadas da Mostra Infanto-Juvenil do FAM 2009, como é o caso do longa-metragem Belowars, do curitibano Paulo Munhoz, na foto. Dois curtas foram feitos por crianças, Encontro em Marte, dirigido por 30 alunos de uma escola em Vitória, e A Vida dos Limões, de alunos de uma oficina de cinema em Curitiba. Este ano a mostra teve 38 produções inscritas.
Confira a relação dos selecionados:
O menino que plantava invernos, de Victor Hugo Borges, São Paulo - SP – Brasil, Animação
O Pescador de Sonhos, de Igor Pitta Simões, Florianópolis – SC, Animação
Josué e o Pé de Macaxeira, de Diogo Viegas, Rio de Janeiro – RJ, Animação
Mocó Jack, de Luiz BoTosso e Thiago Veiga, Goiânia – GO, Animação
Gol a Gol, de Bruno Carvalho, Porto Alegre – RS, Ficção
A Cidade Cargueiro, de Aline Frey, Salvador – BA, Ficção
Contatos Siderais Antes do Colegial, de Ale McHaddo, São Paulo – SP, Ficção
Calango Lengo - Morte e Vida sem ver água, de Fernando Miller, São Paulo – SP, Animação
Rose Dollz - Hora do Show, de Rodrigo Santos, São Paulo – SP, Animação
Encontro em Marte, de 30 Alunos de 1º e 2º séries, Vitória – ES, Animação
Um Grito Na Vila, de Marcelo Munhoz, Curitiba – PR, Ficção
A Vida dos Limões, de alunos da Oficina de Cinema Minha Vila Filmo Eu, Curitiba – PR, Animação
15 Minutos de Fama, de B. Mancuso, J. Sato,V. Mazzon, Curitiba – PR, Ficção
Belowars, de Paulo Munhoz, Curitiba - PR, Animação.
Confira a relação dos selecionados:
O menino que plantava invernos, de Victor Hugo Borges, São Paulo - SP – Brasil, Animação
O Pescador de Sonhos, de Igor Pitta Simões, Florianópolis – SC, Animação
Josué e o Pé de Macaxeira, de Diogo Viegas, Rio de Janeiro – RJ, Animação
Mocó Jack, de Luiz BoTosso e Thiago Veiga, Goiânia – GO, Animação
Gol a Gol, de Bruno Carvalho, Porto Alegre – RS, Ficção
A Cidade Cargueiro, de Aline Frey, Salvador – BA, Ficção
Contatos Siderais Antes do Colegial, de Ale McHaddo, São Paulo – SP, Ficção
Calango Lengo - Morte e Vida sem ver água, de Fernando Miller, São Paulo – SP, Animação
Rose Dollz - Hora do Show, de Rodrigo Santos, São Paulo – SP, Animação
Encontro em Marte, de 30 Alunos de 1º e 2º séries, Vitória – ES, Animação
Um Grito Na Vila, de Marcelo Munhoz, Curitiba – PR, Ficção
A Vida dos Limões, de alunos da Oficina de Cinema Minha Vila Filmo Eu, Curitiba – PR, Animação
15 Minutos de Fama, de B. Mancuso, J. Sato,V. Mazzon, Curitiba – PR, Ficção
Belowars, de Paulo Munhoz, Curitiba - PR, Animação.
Conheça os curtas selecionados
A Mostra de Curtas Mercosul do FAM 2009 será composta de 28 produções 35 mm, como Os filmes que não fiz, de Gilberto Scarpa (foto). São títulos de ficção, documentário e animação, do Brasil, Uruguai e Argentina, exibidos sempre no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, às 19 horas. Esta mostra recebeu ao todo 82 inscrições. O maior número de selecionados brasileiros é de São Paulo e dois curtas catarinenses estão concorrendo.
Veja a lista completa:
Veja a lista completa:
Sábado, 6
Ana Beatriz, de Clarissa Cardoso, Brasília – DF, Ficção, 9’13”
Desaprumo, de Marcos Vinícius D’Elboux, SC, Ficção, 14´
Menino Aranha, de Mariana Lacerda, SP, Documentário, 13’
Quarto de espera, de Bruno Carboni e Davi Pretto, RS, Ficção, 12’
Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral, SP, Animação, 16’
Domingo, 7
Blackout, de Daniel Rezende, SP, Ficção, 10’
Depois das Nove, de Allan Ribeiro, RJ, Ficção, 15’
Homens, de Lucia Caus e Bertrand Lira, ES, Documentário, 22’
A menina que pescava estrelas, de Ítalo Cajueiro, DF, Animação, 9’
Os Filmes Que Não Fiz, de Gilberto Scarpa, MG, Ficção, 16’
Segunda, 8
Aranceles, de Melo Viana, PR, Experimental, 15´
Samba de Quadra, de Gustavo Mello e Luiz Ferraz, SP, Documentário, 16´
Vitalino e Nós no Barro, de Alunos da Rede Municipal de Vitória, ES, Animação, 12’
Oxicianureto de Mercúrio, de André Carrera, MG, Ficção, 15´
A Mulher Biônica, de Armando Praça, CE, Ficção, 19´
Terça, 9
Saara - Oásis da Amizade, de Cláudia Sampaio, RJ, Documentário, 17´
A distração de Ivan, de Cavi Borges e Gustavo Melo, RJ, Ficção, 15’
Un vaso de soda, de Adriana Yurcovich, Argentina, Ficção, 10´15”
Dez Elefantes, de Eva Randolph, RJ, Ficção, 14´
Subsolo, de Jaime Lerner, RS, Ficção, 15´
Quarta, 10
Los Señalados de Dios, de Juma Fodde, Uruguai, Ficção, 30´
Com as Próprias Mãos, de Aly Muritiba, PR, Ficção, 15´40”
Hóspedes, de Cristiane Oliveira, RS, Ficção, 15´30”
Nuvens, de Daniel Grinspum, SP, Ficção, 12’
Quinta, 11
Se eu morresse amanhã, de Ricardo Weschenfelder, SC, Ficção, 22´
Phedra, de Claudia Priscilla, SP, Documentário, 13´
Andrômeda – A Menina que Fumava Sabão, de Carlosmagno Rodrigues, MG, Ficção, 15´
Osmar, a Primeira Fatia do Pão-de-Forma, de Ale McHaddo, SP, Animação, 11´
sábado, 23 de maio de 2009
Fórum: seis painéis + dois debates
O FAM reafirma uma de suas características mais fortes, o encontro de idéias, ao destinar novamente seis dias para os painéis do Fórum Audiovisual Mercosul, no Centro de Cultura e Eventos, de 7 a 12 de junho, sempre das 15 às 18 horas. Com a presença de diversas autoridades públicas, produtores e diretores do Brasil e da América latina, os temas em discussão este ano são TV pública e cultural do Mercosul, Espaços dos festivais na difusão dos cinemas nacionais, Cultura da Convergência, Políticas de Estado para os cinemas não comerciais, Parceiros da política de cooperação audiovisual no âmbito ibero-americano e Estética latinoamericana: diálogo com o futuro.
A novidade são dois outros encontros para tratar de questões específicas e efervescentes: Pontualidade das leis de incentivo no contexto da política cultural brasileira e Enlaces possíveis da produção, distribuição e exibição no Mercosul.
A novidade são dois outros encontros para tratar de questões específicas e efervescentes: Pontualidade das leis de incentivo no contexto da política cultural brasileira e Enlaces possíveis da produção, distribuição e exibição no Mercosul.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Longas da Argentina e do Uruguai na tela do FAM2009
Duas produções latinas já estão confirmadas na Mostra de Longas do FAM2009, promovendo a integração cultural que é a marca do festival – uma oportunidade única para o público catarinense conferir, em primeira mão, produções do cinema argentino e uruguaio.
O filme El Fin de la Espera (foto) de Franciso D`Intino é a primeira produção da Argentina a integrar a programação de longas, com exibição programada para o dia 06 de junho. Na tela, o drama de um homem de 65 anos que luta para manter um abrigo rural para crianças desamparadas é retratado com poesia e sentimentalismo pelo experiente diretor. Leia uma crítica sobre o filme.
Já no dia 11 é a vez do filme Polvo Nuestro que estás em los Cielos da diretora Beatriz Flores representar a cinematografia do Uruguai no evento. O filme traz como pano de fundo os anos que antecedem o Golpe de Estado de 1973 no país, numa abordagem repleta de momentos cômicos e situações absurdas envolvendo os personagens. Veja o trailer e confira o site oficial do filme.
O filme El Fin de la Espera (foto) de Franciso D`Intino é a primeira produção da Argentina a integrar a programação de longas, com exibição programada para o dia 06 de junho. Na tela, o drama de um homem de 65 anos que luta para manter um abrigo rural para crianças desamparadas é retratado com poesia e sentimentalismo pelo experiente diretor. Leia uma crítica sobre o filme.
Já no dia 11 é a vez do filme Polvo Nuestro que estás em los Cielos da diretora Beatriz Flores representar a cinematografia do Uruguai no evento. O filme traz como pano de fundo os anos que antecedem o Golpe de Estado de 1973 no país, numa abordagem repleta de momentos cômicos e situações absurdas envolvendo os personagens. Veja o trailer e confira o site oficial do filme.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
A Erva do Rato abre a Mostra de Longas do FAM2009
O polêmico longa-metragem A Erva do Rato do diretor Júlio Bressane é o filme escolhido para abrir a Mostra de Longas do FAM2009, que acontece na noite do dia 05 de junho no Centro de Eventos da UFSC.
Livremente inspirado nos contos “O Esqueleto” e “A Causa Secreta” de Machado de Assis, a produção conta com um elenco de peso, que inclui os atores Selton Mello e Alessandra Negrini - presenças aguardadas no evento - e tem na palavra e na luz os seus grandes protagonistas, segundo o experiente diretor.
Utilizando-se de longos planos para produzir uma narrativa insólita sobre a estranha relação de um casal - batizado apenas de Ele e Ela -, Bressane desafia o espectador a mergulhar em um universo que reúne elementos de repulsa e atração, como ratos, esqueletos e uma intensa dose de erotismo.
Ícone do cinema independente nacional, com uma sólida filmografia construída desde os tempos do Cinema Novo, Bressane já havia adaptado o universo machadiano para as telas em Memórias Póstumas de Brás Cubas (1985). Lançado em 2008 e selecionado para o Festival de Veneza, A Erva do Rato reserva agora fortes emoções para o público catarinense. Veja algumas críticas.
O maior festival
Às vésperas do FAM 2009, a programação está quase finalizada, e os números sinalizam para o maior festival de todos: em torno de 200 filmes, quase o dobro do ano anterior, em nove mostras: Infanto-Juvenil, Vídeos, Curtas, Longas, Extra-FAM e as convidadas Peruana, Francesa, Portuguesa e a latina La Cinta Corta.
Uma semana, dias inteiros de cinema de todos os gêneros e para os públicos mais diversos na Universidade Federal de Santa Catarina. E de novo, tudo com entrada gratuita.
Uma semana, dias inteiros de cinema de todos os gêneros e para os públicos mais diversos na Universidade Federal de Santa Catarina. E de novo, tudo com entrada gratuita.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
França, Peru, Portugal e cinema latino nas mostras especiais
O FAM 2009 será mais diverso do que nunca. Serão nada menos que quatro mostras especiais não competitivas de outros países, o maior número de todas as 12 edições anteriores, somando quase 100 produções. Os convidados estreantes no FAM são França, Peru, e a mostra latina de curtas La Cinta Corta. Portugal terá uma mostra só sua pela terceira vez.
Pela primeira vez, neste que é o Ano da França no Brasil, a Mostra Francesa apresenta parte do acervo disponibilizado pela Cine France. São quatro documentários de longa-metragem, sete curtas da coleção "Viagens em Curtas", do Festival de Clermont-Ferrand de 2006 e duas mostras de animação produzidas em 2008: “Decididamente Animados – Ah! Amor...”, composta de 12 curtas sobre o amor, e “Decididamente Animados - Do curta ao longa”, com outros sete títulos.
A Mostra Peruana apresenta 14 curtas-metragens de ficção, documentário e animação vindos da Mostra Internacional de Cortometrajes de Cusco, a Fenaco. O cinema peruano também estará presente na mostra principal de longas, na de vídeos e no Extra-FAM.
A Mostra La Cinta Corta, organizada por uma produtora de mesmo nome que realiza festivais e exibições itinerantes na América Latina, será composta de 18 curtas-metragens da Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Bolívia, e uma co-produção México, Estados Unidos e Equador.
Portugal renova a parceria com o FAM e volta após cinco anos. Desta vez, a Mostra Portuguesa terá sete longas de ficção premiados e 28 curtas-metragens.
É arrumar tempo e fazer a difícil escolha do que assistir entre tanta coisa boa!
Pela primeira vez, neste que é o Ano da França no Brasil, a Mostra Francesa apresenta parte do acervo disponibilizado pela Cine France. São quatro documentários de longa-metragem, sete curtas da coleção "Viagens em Curtas", do Festival de Clermont-Ferrand de 2006 e duas mostras de animação produzidas em 2008: “Decididamente Animados – Ah! Amor...”, composta de 12 curtas sobre o amor, e “Decididamente Animados - Do curta ao longa”, com outros sete títulos.
A Mostra Peruana apresenta 14 curtas-metragens de ficção, documentário e animação vindos da Mostra Internacional de Cortometrajes de Cusco, a Fenaco. O cinema peruano também estará presente na mostra principal de longas, na de vídeos e no Extra-FAM.
A Mostra La Cinta Corta, organizada por uma produtora de mesmo nome que realiza festivais e exibições itinerantes na América Latina, será composta de 18 curtas-metragens da Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Bolívia, e uma co-produção México, Estados Unidos e Equador.
Portugal renova a parceria com o FAM e volta após cinco anos. Desta vez, a Mostra Portuguesa terá sete longas de ficção premiados e 28 curtas-metragens.
É arrumar tempo e fazer a difícil escolha do que assistir entre tanta coisa boa!
quarta-feira, 13 de maio de 2009
FAM 2009 em nova casa
O 13º Florianópolis Audiovisual Mercosul vai começar e numa casa nova. Pela primeira vez, será na UFSC, no Centro de Cultura de Eventos, de 5 a 12 de junho. São quase 1.400 lugares no Auditório Garapuvu, local das exibições principais do festival.
O auditório da Reitoria e outros espaços vão receber as diferentes mostras, todas gratuitas, e também o Fórum Audiovisual Mercosul. O espaço da UFSC atende a necessidade de abrigar um público que se multiplica a cada edição, e tem fácil acesso e segurança para todos.
O auditório da Reitoria e outros espaços vão receber as diferentes mostras, todas gratuitas, e também o Fórum Audiovisual Mercosul. O espaço da UFSC atende a necessidade de abrigar um público que se multiplica a cada edição, e tem fácil acesso e segurança para todos.
sábado, 9 de maio de 2009
FAM2008
A décima segunda edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul, o FAM 2008, superou todas as marcas anteriores de público e de exibições, com uma grade de 20 curtas-metragens, nove produções destinadas à Mostra Infanto-Juvenil e 47 vídeos do Mercosul nas mostras competitivas. Além de nove longas-metragens convidados, 18 sessões Extra-FAM e, pela primeira vez na capital catarinense, uma dezena de títulos da cinematografia finlandesa.
A agenda do FAM 2008 contemplou ainda homenagens especiais, a velhos amigos do festival, de âmbito local e nacional, capazes de emocionar os convidados e a platéia. Os eleitos desta temporada foram Roberto Farias, diretor e produtor do eixo Rio - São Paulo, Julia Lemmertz, atriz conhecida no cinema e na televisão, e os catarinenses Gilberto Gerlach, diretor do cinema do CIC e dono do Cine York São José, e Ieda Beck, querida produtora falecida em março deste ano. As cerimônias foram realizadas no palco do Teatro Ademir Rosa, sempre acompanhadas de um vídeo-homenagem.
A mostra de longas alcançou tanto sucesso que, em várias noites, o Teatro Ademir Rosa não foi suficiente para comportar a quantidade de pessoas dispostas a acompanhar o cinema latino. Todas as sessões contaram com alguma personalidade do filme, diretor, produtor ou atores, que subiam ao palco para conversar com a platéia. A produção catarinense Doce de Côco, de Penna Filho, lançada oficialmente no FAM, e Matar a Todos, de Estéban Schroeder, receberam sessões extras durante a manhã para comportar o público ansioso.
Antes da homenagem a Ieda Beck, na quarta-feira, o FAM abriu as portas do teatro do CIC para a assinatura do termo de compromisso do Prêmio Edital Cinemateca Catarinense – Fundação Catarinense de Cultura, pela segunda vez lançado no festival. Segundo o novo edital, o montante deste ano corresponde a 1,9 milhão de reais, distribuídos para produções inéditas em solo catarinense. O longa Doce de Côco, de Penna Filho, e o curta Desilusão, de Bob Barbosa e Marco Stroisch, apresentados nesta temporada, foram financiados com recursos públicos provenientes deste mesmo Edital.
Fora das salas de exibição, o FAM 2008 construiu também um cenário de discussão e debate, com a aposta no Fórum Audiovisual Mercosul. Os encontros reuniram diversos profissionais do ramo, entre pesquisadores, exibidores e produtores, de nações vizinhas e visitantes do velho continente, e foram transmitidos em tempo real pela internet, numa parceria com o Laboratório de Educação a Distância, da UFSC, que ainda disponibilizou na biblioteca online os vídeos dos painéis dos fóruns já realizados. As discussões abordaram temas específicos, como produção, distribuição e realização de filmes, destacando sempre as relações entre os países do Mercosul, além de assuntos mais gerais, ligados ao audiovisual, como o papel das TVs públicas e a cooperação entre os mercados latino-americanos.
Idealizador do evento, Antônio Celso dos Santos analisa o sucesso: "O FAM acabou se tornando uma referência nacional e internacional, já que o público freqüentador tem a oportunidade de assistir, ano após ano, a uma programação diferenciada, de qualidade, repleta de filmes não hegemônicos". Com o desejo de colocar Florianópolis na rota dos festivais de cinema do país, o FAM nasceu em 1997, como uma iniciativa da produtora Panvision. Após a solidificação do encontro, hoje amplamente divulgado, a produtora conquistou o reconhecimento do público e da classe pelo trabalho de difusão cultural das diversas cinematografias do Brasil e do Mercosul.
A agenda do FAM 2008 contemplou ainda homenagens especiais, a velhos amigos do festival, de âmbito local e nacional, capazes de emocionar os convidados e a platéia. Os eleitos desta temporada foram Roberto Farias, diretor e produtor do eixo Rio - São Paulo, Julia Lemmertz, atriz conhecida no cinema e na televisão, e os catarinenses Gilberto Gerlach, diretor do cinema do CIC e dono do Cine York São José, e Ieda Beck, querida produtora falecida em março deste ano. As cerimônias foram realizadas no palco do Teatro Ademir Rosa, sempre acompanhadas de um vídeo-homenagem.
A mostra de longas alcançou tanto sucesso que, em várias noites, o Teatro Ademir Rosa não foi suficiente para comportar a quantidade de pessoas dispostas a acompanhar o cinema latino. Todas as sessões contaram com alguma personalidade do filme, diretor, produtor ou atores, que subiam ao palco para conversar com a platéia. A produção catarinense Doce de Côco, de Penna Filho, lançada oficialmente no FAM, e Matar a Todos, de Estéban Schroeder, receberam sessões extras durante a manhã para comportar o público ansioso.
Antes da homenagem a Ieda Beck, na quarta-feira, o FAM abriu as portas do teatro do CIC para a assinatura do termo de compromisso do Prêmio Edital Cinemateca Catarinense – Fundação Catarinense de Cultura, pela segunda vez lançado no festival. Segundo o novo edital, o montante deste ano corresponde a 1,9 milhão de reais, distribuídos para produções inéditas em solo catarinense. O longa Doce de Côco, de Penna Filho, e o curta Desilusão, de Bob Barbosa e Marco Stroisch, apresentados nesta temporada, foram financiados com recursos públicos provenientes deste mesmo Edital.
Fora das salas de exibição, o FAM 2008 construiu também um cenário de discussão e debate, com a aposta no Fórum Audiovisual Mercosul. Os encontros reuniram diversos profissionais do ramo, entre pesquisadores, exibidores e produtores, de nações vizinhas e visitantes do velho continente, e foram transmitidos em tempo real pela internet, numa parceria com o Laboratório de Educação a Distância, da UFSC, que ainda disponibilizou na biblioteca online os vídeos dos painéis dos fóruns já realizados. As discussões abordaram temas específicos, como produção, distribuição e realização de filmes, destacando sempre as relações entre os países do Mercosul, além de assuntos mais gerais, ligados ao audiovisual, como o papel das TVs públicas e a cooperação entre os mercados latino-americanos.
Idealizador do evento, Antônio Celso dos Santos analisa o sucesso: "O FAM acabou se tornando uma referência nacional e internacional, já que o público freqüentador tem a oportunidade de assistir, ano após ano, a uma programação diferenciada, de qualidade, repleta de filmes não hegemônicos". Com o desejo de colocar Florianópolis na rota dos festivais de cinema do país, o FAM nasceu em 1997, como uma iniciativa da produtora Panvision. Após a solidificação do encontro, hoje amplamente divulgado, a produtora conquistou o reconhecimento do público e da classe pelo trabalho de difusão cultural das diversas cinematografias do Brasil e do Mercosul.