O polêmico longa-metragem A Erva do Rato do diretor Júlio Bressane é o filme escolhido para abrir a Mostra de Longas do FAM2009, que acontece na noite do dia 05 de junho no Centro de Eventos da UFSC.
Livremente inspirado nos contos “O Esqueleto” e “A Causa Secreta” de Machado de Assis, a produção conta com um elenco de peso, que inclui os atores Selton Mello e Alessandra Negrini - presenças aguardadas no evento - e tem na palavra e na luz os seus grandes protagonistas, segundo o experiente diretor.
Utilizando-se de longos planos para produzir uma narrativa insólita sobre a estranha relação de um casal - batizado apenas de Ele e Ela -, Bressane desafia o espectador a mergulhar em um universo que reúne elementos de repulsa e atração, como ratos, esqueletos e uma intensa dose de erotismo.
Ícone do cinema independente nacional, com uma sólida filmografia construída desde os tempos do Cinema Novo, Bressane já havia adaptado o universo machadiano para as telas em Memórias Póstumas de Brás Cubas (1985). Lançado em 2008 e selecionado para o Festival de Veneza, A Erva do Rato reserva agora fortes emoções para o público catarinense. Veja algumas críticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário