quinta-feira, 27 de maio de 2010

Encontro inédito das Film Commissions da América Latina

O I Encontro de Film Commissions da América Latina acontecerá dias 11, 12 e 13 de junho, em Florianópolis dentro da programação do FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul. Será um evento inédito com o objetivo de criar uma Rede Latinoamericana de Film Commissions. O evento é uma realização do Santacine - Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina e da Abrafic - Aliança Brasileira de Film Commissions, com apoio institucional da BACF - Buenos Aires Comisión de Filmaciones, com produção da Associação Cultural Panvison.

No encontro serão discutidas possibilidades de negócios e intercâmbios sem fronteiras, facilidades para coproduções internacionais e estratégias para impulsionar o crescimento e desenvolvimento da indústria e do turismo audiovisual na América Latina.

Entre os convidados internacionais que já confirmaram presença estão Mauricio Pedroza, Carla Raygoza, Gabriel Del Valle, Sergio Gutierrez Barraza, Elisa Haro Ruíz e Alicia Castillo Baraya (México FC), Charles Grazier (Panamá FC), Silvia Echeverri Botero (Colômbia FC), Patricio Parraguez e Bettina Bettati (Chile FC), Ana Francisca Aizenberg e Enrique Avogadro Argentina FC) e Lucila Bortagaray (Uruguai FC).

Já entre os participantes brasileiros deverão estar presentes os diretores da Abrafic Eder Mazzini (São Paulo City FC), Nan de Souza, (Maranhão FC), Leticia de Cássia (Fundacine/RS), Alessandra Pastore (Bahia FC), Tammy Weiss (Santos FC), Edgard Castro (São Paulo Estado FC), João Roni Garcia (Santacine/SC) além de representantes das Film Commissions do Rio de Janeiro, Amazonas, Brasil Central, Brasilia e da Filmbrazil (Associação que tem apoiado a Film Comission em todas as suas ações).

O que é uma Film Commission?
As film comissions existem em todo o mundo e tem o trabalho de criar normas e procedimentos referentes à produção audiovisual, catalogar fatores de atração em sua região, promover e divulgar a região atuando como uma espécie de birô, e ainda monitorar resultados e incentivar o desenvolvimento da infraestrutura existente na região. São instituições sem fins lucrativos, constituída pelo poder público federal, estadual e municipal e por entidades representativas do setor de turismo e cultura.

Sobre o FAM
O Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) é um evento com capacidade de alavancar negócios por possibilitar a interlocução direta entre os produtores, diretores, distribuidores e exibidores que participam da exibição de seus filmes e dos encontros setorizados, atualizando projetos, solidificando parcerias e firmando compromissos futuros. Realizado há 14 anos ininterruptamente, o FAM, sempre aberto gratuitamente ao público, reuniu em cada uma de suas 13 edições anteriores um público médio de 25 mil participantes.

Parcerias institucionais anteriores: SAV – Secretaria do Audiovisual, INAAC – Instituto Nacional de Artes Audiovisuais e Cinematográficas (Argentina), Recam (Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul), Fórum dos Festivais Brasileiros, Unesco, Universidade Federal de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Museus da Imagem e Som – SC, Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis e Cinemateca Catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário