quinta-feira, 25 de março de 2010

Mostra antológica de escola cubana

Ode a la Piña, de Laimir Villaescusa

O FAM2010 vai dedicar uma mostra especial a alguns dos melhores curtas-metragens dos alunos da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San António de Los Baños, de Cuba. Em três dias serão exibidos 12 curtas, escolhidos entre quase 2 mil filmes realizados nos últimos 23 anos da escola. Uma das principais do gênero do mundo, a instituição teve entre seus fundadores o escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez e já formou cineastas de diversas nacionalidades.

A seleção foi realizada em 2009 por um grupo de especialistas que classificou as produções. A mostra é inédita no Brasil. Foi apresentada somente no Centro Cultural da Espanha, em Montevidéu, em fevereiro deste ano. Os filmes foram premiados em diversos festivais cubanos e internacionais, caso de Oscuros rinocerontes enjaulados, muy a la moda, ficção dirigida pelo cubano Cremata Juan Carlos. Dois filmes são de brasileiros, La Cura, de Rodrigo Melo e El invasor marciano: 36 años después, de Wolney Oliveira.

A chefe da cátedra de produção e uma das primeiras cineastas a ser formada na escola, Pepi Gonçalvez estará presente nas exibições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário