Os amantes da história do futebol têm duas sessões imperdíveis durante o FAM 2009. Da tragédia à redenção, dois documentários revivem os anos românticos do futebol, com os bastidores e as emoções das Copas do Mundo de 1950 e 1958.
Um Artilheiro no meu coração, do diretor Lucas Fitipaldi (PE) – primeiro filme da
Mostra Competitiva de Vídeos do Mercosul, que começa hoje, às 16 horas -, resgata a trajetória do lendário craque pernambucano Ademir Marques de Menezes, o Queixada, artilheiro do Brasil na Copa de 1950 com nove gols – um gênio dos gramados, ídolo do Vasco e do Sport Recife, que ficou marcado pela inesquecível derrota para os uruguaios em pleno Maracanã.
Já o documentário 1958 - O ano em que o mundo descobriu o Brasil de José Carlos Asberg (RJ) – incluído na Mostra Extra FAM no dia 9 - revive a epopéia da conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil. Com depoimentos de craques como Djalma Santos e Zagallo, o filme relembra como este acontecimento marcou a história do futebol e a vida dos brasileiros, resgatando a auto-estima abalada com a perda do título de 1950.
Nenhum comentário:
Postar um comentário